Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Prefeitos do Vale do Rio Paraíba discutem desenvolvimento territorial nesta quinta

Paraíba
09.09.2015 – 17:43:00
Prefeitos do Vale do Rio Paraíba discutem desenvolvimento territorial nesta quinta
Prefeitos, gestores públicos, empresários, produtores rurais e representantes de instituições do Vale do Rio Paraíba se reúnem nesta quinta-feira (10), em Itabaiana, para discutir ações e projetos que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável e integrado dos 12 municípios da região. Durante o “Seminário de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Vale do Paraíba”, será debatida a importância de lideranças inspiradoras para o desenvolvimento territorial.
O evento acontece a partir das 9h, na casa de recepção Maison Finesse, no centro da cidade, e terá como articuladora a palestrante e especialista em desenvolvimento territorial, Tânia Zapata. O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, também estará presente no evento.
De acordo com o gerente da Agência do Sebrae em João Pessoa, Edilson Azevedo, a proposta do evento é  promover um  aprofundamento de discussões sobre geração de oportunidades e empregos,  cultura empreendedora e  meio ambiente para o desenvolvimento da região. “O Sebrae tem como missão fortalecer os pequenos negócios para que eles promovam o desenvolvimento territorial. Queremos identificar, junto com os municípios, as suas potencialidades e vocações econômicas”, disse Edilson Azevedo.
O diretor técnico do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, destacou que a região do Vale do Rio Paraíba terá impactos positivos na geração da cadeia de serviços provocados pela vertente litorânea da transposição do rio São Francisco e pelos grandes empreendimentos instalados na divisa com Pernambuco. “O Sebrae pretende contribuir para o dinamismo econômico da região e a construção de um ambiente favorável para os pequenos negócios nesses municípios”, destacou.
Ele ainda acrescentou que outras potencialidades econômicas do agronegócio próprias da região, como a produção de camarão e tilápias, a bovinocultura, a apicultura, a horticultura, entre outras também deverão ser fortalecidas. “O Sebrae também irá atuar junto aos empresários da indústria, comércio e serviços da região. Teremos ações articuladas com as prefeituras e instituições parceiras, através do Cogiva”, completou o diretor do Sebrae.
Desenvolvimento
O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, acrescentou que as ações de fortalecimento da governança local, do capital social e das potencialidades regionais serão aplicadas em todo o Estado. “Estamos identificando, junto com os municípios, os pontos fortes e as vocações econômicas dos territórios de cada região do estado, para elaborarmos uma estratégia de desenvolvimento local que contribua para tornar essas regiões mais competitivas”, disse.
Além do Pacto de Desenvolvimento do Vale do Paraíba, que reúne doze municípios (Itabaiana, Juripiranga, Mogeiro, Itatuba, Salgado de São Félix, São José dos Ramos, Ingá, Riachão de Bacamarte, Gurinhém, São Miguel de Taipu, Pilar e Caldas Brandão. O Sebrae Paraíba também está desenvolvendo ações e trabalhando pelo fortalecimento das regiões do Cariri Oriental, Cariri Ocidental, Curimataú e Serra de Teixeira. Em todas essas regiões, além de trabalhar por um ambiente favorável aos pequenos negócios, o Sebrae está promovendo a educação empreendedora, através de cursos e consultorias.