Políticos lamentam morte de Zenóbio Toscano e relembram trajetória do político . Zenóbio nasceu em Ingá e 4 de setembro de 1945, filho de Edvardo Toscano de Oliveira e Maria do Carmo Torres Toscano. Era casado com a ex-deputada estadual Maria Hailéa Araújo Toscano, pai de quatro filhos e formado em Engenharia Civil.
Políticos de todo o estado, deputados, gestores, aliados e adversários lamentaram, neste domingo (14), a morte do prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano, ocorrido neste domingo (14), em João Pessoa. Ele estava internado em estado grave no hospital da Unimed, na Capital, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.
Família
A deputada estadual Camila Toscano (PSDB), filha do gestor, lamentou o falecimento do pai. “Ele era marido amoroso, pai dedicado, avô afetuoso e exemplo de homem público, que muito colaborou para o desenvolvimento da nossa Paraíba”, disse a parlamentar”, disse.
Prefeitura de Guarabira
O vice-prefeito de Guarabira, Marcus Diogo, lamentou com profundo pesar o falecimento de Zenóbio e decretou luto oficial de 8 dias na cidade. “Dia de muita tristeza, perdemos um líder, referência e grande amigo. Zenóbio Toscano jurou honrar sua palavra, compromisso, amor e trabalho pela cidade de Guarabira e o fez como um dos grandes homens públicos do Brasil. Resta a todos nós honrarmos o seu nome e o seu legado”, escreveu.
Governo do Estado
O governador João Azevêdo externou sentimento de pesar pela morte do prefeito de Guarabira. O governador João Azevêdo apresenta condolências aos familiares e amigos, manifestando o desejo de que Deus console os corações neste momento de dor”, disse por meio de nota.
Raniery Paulino
O deputado estadual Raniery Paulino (MDB), adversário de Zenóbio, também lamentou a morte do prefeito e lembrou que os lados diferentes na política não anulavam a admiração mútua que nutriam um pelo outro. “Não há como contar a história política de Guarabira sem reservar vários capítulos ao prefeito Zenobio Toscano de Oliveira, sua vida e sua obra. Ele começou sua vida pública no MDB e foi apoiado pelo meu pai para ser seu sucessor na prefeitura de Guarabira, desde então construímos uma longa parceria política até o grande cisma do MDB estadual. Mesmo rompidos sempre mantivemos uma relação respeitosa, especialmente quando cheguei na Assembleia Legislativa. Em 2006 concorremos para o cargo de deputado estadual, foi meu primeiro adversário na política vencemos e Guarabira voltou a ter dois representantes. Gostava de debater com ele, sua sagacidade e inteligência fazia desta dialética um aprendizado para mim. Sim, houve momentos tensos durante campanhas eleitorais, mas ficaram apenas como o tempero das acirradas disputas. Ultimamente o clima era bem amistoso e até riamos um do outro, era um acontecimento que repercutia muito, infelizmente as divergências políticas ainda tem muito impacto na convivência pacífica, mas em Guarabira estamos quebrando esta lógica. Deixo aqui meu reconhecimento e respeito a vida e a obra de Zenobio”, expressou.
Senador José Maranhão
O senador José Maranhão também lamentou a morte de Zenóbio. “Apresento minhas condolências à família do grande político do brejo paraibano, Zenóbio Toscano, pelo seu falecimento. Que Deus conforte o coração de todos os amigos e familiares desse grande homem. #luto”, escreveu nas redes sociais.
Veja as homenagens a seguir:
O prefeito licenciado de Guarabira, Zenóbio Toscano (PSDB), morreu neste domingo (14), aos 74 anos, em João Pessoa. Ele estava internado em estado grave no hospital da Unimed, na Capital, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.
Zenóbio Toscano estava afastado da prefeitura de Guarabira desde que sofreu um AVC isquêmico, em maio de 2019. Recentemente, ele também foi diagnosticado com o novo coronavírus.
Mais cedo, a deputada Camila Toscano (PSDB), filha do gestor, pediu orações pelo pai. “Peço a todos que rezem por ele nesse momento”, escreveu nas redes sociais.
Zenóbio Toscano nasceu no município de Ingá, em 4 de setembro de 1945. Ele foi eleito prefeito de Guarabira em 7 de outubro de 2012, e reeleito em 2 de outubro de 2016. Com sua morte, quem assume definitivamente a cidade é o vice-prefeito, Marcus Diogo.
Trajetória
A vida pública de Zenóbio começou bem antes do seu atual mandato, quando em 15 de novembro de 1982 ele foi eleito com 50,44% dos votos válidos para a prefeitura de Guarabira. Em 1990, concorreu pela primeira vez a uma cadeira na Assembleia Legislativa pelo PMDB, sendo o oitavo mais votado.
Em 03 de outubro de 1994 é eleito mais uma vez deputado estadual com a votação de 34.837 sendo o deputado mais votado do estado, e em 04 de outubro de 1998 Zenóbio conquista mais uma vez uma vaga no legislativo. Em 2001, Zenóbio deixou o PMDB e filia-se ao PSDB, seguindo a família Cunha Lima.
Em 06 de outubro de 2002, ele eleito para seu quarto mandato como deputado estadual na Paraíba, e 2006 foi novamente eleito para uma vaga na Assembleia.