Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

POLITICA ABALA AS AMIZADES, DOS BESTAS

Bruna com amigos nas manifetações a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff

Uma simples conversa de Whatsapp pode mostrar como o “Fla x Flu político” tem estremecido amizades por aí

Conversa de Bruna com as amigas no grupo de Whatsapp

– “A Bruna briga até com o espelho se ele disser PT”, provoca Ione*.

– “Bestas! Eu não brigo, não! Já disse que dentro da minha casa e nos meus finais de semana, não discuto política. Você que queria passar a mão na cabeça do Lula em pleno sábado dentro da minha piscina. Aí, não!”, responde Bruna.

+ Como agir quando o amigo muda e passa a não ter nada a ver com você

A conversa compartilhada em um grupo de Whatsapp, nessa segunda-feira (11), resume o que aconteceu com duas amigas durante um final de semana de sol na casa de uma delas. São mais de 15 anos de amizade, mas a artesã Bruna e jornalista Ione divergem nitidamente quando o assunto é o impeachment da presidente Dilma Rousseff: uma é contra e a outra, a favor.

Bruna com amigos nas manifetações a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff
Arquivo pessoal
Bruna com amigos nas manifetações a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff
“Fla X Flu político”

E quem não tem vivido esse verdadeiro “Fla x Flu” político no dia a dia, seja no trabalho, em casa, na mesa do bar ou em qualquer outro lugar?

Segundo a psicóloga Angelita Corrêa Scardua, mestre pela USP (Universidade de São Paulo) e especializada em felicidade e desenvolvimento de adultos, uma “amizade supera embates e conflitos. Se for real, o outro aceitará uma crítica a uma postura nova e diferente do padrão, sem dramas”. Será que é sempre assim?

“Rolou briga, discussão, gritaria”

Nas ruas ao lado de manifestantes contra o governo, Bruna lembra de ter vivenciado com amigos uma situação complicada em público. “Tenho muitos amigos, que admiro muito, que são a favor do governo. Eu sou contra. Rolou uma discussão no aniversário de uma amiga. O povo até parou do lado da nossa mesa. Teve gritaria e etc. Depois, marcamos a mesma turma de tentar conversar sobre política lá em casa, mas não deu certo, não. Rolou briga, discussão, gritaria e decidimos que não vamos discutir mais. A discussão começa sempre bem, mas, depois, desanda”, analisa ela.

+ Você sabe o que é um “coxinha”?

Segundo Angelita Corrêa, “se o desentendimento for por questões circunstanciais, uma conversa pode desfazer o mal-entendido”.

A realidade mesmo é que embates políticos estão cada vez mais presentes no cotidiano e fica difícil evitá-los quando há intolerância quanto a cor da roupa ou a opinião alheia.

Depoimentos de amigas em grupo de Whatsapp sobre situações de confronto político
Reprodução
Depoimentos de amigas em grupo de Whatsapp sobre situações de confronto político
Melhor os amigos

Bruna e seus amigos tentataram, mas a solução foi deixar, de uma vez por todas, o assunto política de lado nos encontros. “Outro dia marcamos um debate na minha casa! Foi legal, mas começou bem e desandou. Decidimos que preferimos não falar desse assunto. Não no horário de lazer. Melhor os amigos que o fica/fora Dilma. E a minha opinião é que os políticos a favor e contra querem exatamente isso: que fiquemos uns contra os outros. De mim, eles não terão isso”, conclui.

Bruna
Reprodução
Bruna

Ig