Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PF apreende dinheiro, arma e equipamentos com suspeitos comprar de voto na PB

 

PF apreende dinheiro, arma e equipamentos com suspeitos comprar de voto na PB

A nova fase da Operação Talir, deflagrada nesta terça-feira (07) pela Polícia Federal, apreendeu cerca de R$ 90 mil em espécie, além de documentos probatórios, material de mídia – como celular e computadores – e arma de fogo. A ação vista combater esquema de lavagem de dinheiro destinado ao financiamento ilegal de campanhas eleitorais e compra de votos.

Segundo o delegado Ricardo Vasconcelos Melo, responsável pelas investigações, não estão descartadas novas fases da operação. O agente acredita que as provas encontradas são robustas e podem influenciar no avanço do inquérito.

Os nomes dos alvos não foram revelados. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos por determinação da Justiça Eleitoral, em Campina Grande. Os crimes investigados são os previstos no art. 1º, §1º, inciso II, da Lei nº 9613/98 – Lavagem de dinheiro – art. 299 do Código Eleitoral – Compra de votos, e art. 350 do Código Eleitoral – Caixa Dois.

A ação de hoje é um desdobramento da Operação Mercador, deflagrada logo após primeiro turno das eleições 2022, em 14 de outubro, quando a PF esteve em João Pessoa, São José do Sabugi e Teixeira para obter provas sobre a origem e destino de R$ 173.600 apreendidos com material de campanha na véspera do primeiro turno da eleição.

O dinheiro foi apreendido após colisão entre uma motocicleta e um carro no município de Santa Luzia. Durante abordagem das Polícias Militar e Rodoviária Federal houve tentativa de ocultar o dinheiro.