Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Pedro Marinho recebe a mais importante honraria da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia

Pedro Marinho recebe a mais importante honraria da Secretaria de Segurança Pública de Rondônia


 
 

 

O delegado aposentado Pedro Manoel Macedo Marinho, no início de sua carreira profissional, foi gerente de vários hotéis em João Pessoa-Pb, Professor de Hotelaria no Senac. Atualmente é Advogado, OAB-PB 12947-B, membro da API – Associação Paraibana de Imprensa, número da carteira 206 e jornalista com registro no Ministério do Trabalho sob nº 3089, e sócio da FENACOM – Federação Nacional dos Comunicadores sob nº165 , colaborando em diversos jornais da Paraíba e Rondônia por mais de 40 anos.

Autor do livro biográfico: ‘Joaquim Pereira, Maestro da Orquestra Sinfônica da Paraíba’ e do livro ‘Procissão das Pedras’. Ocupante da Cadeira nº 06 da Academia Paraibana de Música, que tem como patrono o maestro Joaquim Pereira e membro da Academia Vilhenense de Letras em Rondônia.

Quando na ativa, cedido ao Governo da Paraíba, trabalhou como assessor especial no Gabinete Civil do Palácio do Governo e no DETRAN-Pb, tendo representado em várias solenidades públicas, os Governadores Antonio Mariz e José Maranhão.

Atualmente se encontra aposentado como delegado de Polícia do Extinto Território Federal de Rondônia, tendo na ativa exercido as suas atividades profissionais na Secretaria de Segurança do Estado de Rondônia, durante 25 anos, tendo sido delegado adjunto do 3º Distrito Policial, titular do 1º Distrito Policial, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Patrimônio, Titular da Delegacia de Combate aos Entorpecentes, titular da Delegacia Especializada em Acidentes de Trânsito e ainda, Regional de Guajará-Mirim, ocupando o Departamento de Polícia Especializada da Metropolitana por quatro vezes e a Direção Geral Polícia. Sendo ainda, professor de várias gerações de policiais e autor do Hino Oficial da Policial Civil de Rondônia.
Quando da aposentadoria, recebeu o diploma “Jorge Teixeira de Oliveira”, outorgada pelo Governo do Estado de Rondônia, tendo ainda recebido o título de “Amigo da Cultura” concedido pela Câmara Municipal de Porto Velho, em razão das suas publicações na imprensa local e ainda diversos elogios na ficha funcional pelo trabalho como Delegado de Polícia.

Ocupou ainda o cargo de Corregedor-Chefe da Corregedoria Fiscal do Estado, Chefe das Comissões de Processos Administrativo da Samf e já aposentado, ocupou os cargos de Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública e chefe de Gabinete presidência da Assembleia Legislativa de Rondônia. Como sindicalista foi Diretor Financeiro do Sinpfetro – Sindicato dos Policiais do ex-Território Federal de Rondônia, por três mandatos consecutivos e atualmente é Diretor de Imprensa do Sinpfetro.

Pedro Marinho, ouvido a respeito da honraria ora recebida, juntamente com outros policiais e autoridades dos três poderes do Estado, que foram respectivamente reconhecidos pelo trabalho desenvolvido em prol Secretaria de Segurança Pública e mais precisamente pela instituição Polícia Civil, assim se manifestou: “Sinto-me bastante honrado com a lembrança do meu nome pelo colegiado do Conselho Superior de Polícia e claro, faço questão de enfatizar e dividir a honraria com todos os colegas e muito principalmente com aqueles com quem tive a honra de trabalhar mais de perto, pois os trabalhos que foram feitos e que engrandeceram de alguma forma a nossa Polícia Civil, se tratou evidentemente de trabalhos feitos em equipe, com os verdadeiros bandeirantes modernos e desbravadores, os policiais do extinto território de Rondônia, que enfrentando todas as adversidades típicas daquela época, realizaram com competência e denodo as suas obrigações profissionais, daí entendo, que muitos outros colegas devem oportunamente serem lembrados, pois existem no muitos colegas que deram o melhor das suas vidas pela instituição.”

Pedro Marinho em razão de outro compromisso já assumido anteriormente não se fez presente ao importante evento, sendo representado pelo seu filho Rodrigo Marinho.