Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PASSANDO PRA RELEMBRAR : Como foi a homenagem do exercito brasileiro aos Ingaenses

VEJA COMO FOI A HOMENAGEM DO EXERCITO BRASILEIRO AOS INGAENSES NUMA COBERTURA ESPETACULAR DO AGORA PARAIBA (Veja reportagem e Vídeo

olavo

Antes de tudo vai aqui meu agradecimento ao Secretario da Junta Militar Rey Lira, que de forma gentil apontou o nosso humilde meio de comunicação como colaborador, o que me deixou muito feliz e emocionado em receber a medalha Olavo Bilac.

O QUE SIGNIFICA

  Criada pela  Academia de Estudos de Assuntos Históricos e cadastrada pelo Exército Brasileiro com o código B09, a Medalha Olavo Bilac é concedida a autoridades e instituições que se destacaram pelo trabalho na difusão da história brasileira, seus heróis e seus feitos.

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (Rio de Janeiro16 de dezembro de 1865 — 28 de dezembro de 1918) foi um jornalista, contista (vide ”Contos Pátrios”), cronista e poeta brasileiro do período literário parnasiano, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15 da instituição, cujo patrono é Gonçalves Dias.

Conhecido por sua atenção à literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, Bilac era um ativo republicano e nacionalista, também defensor do serviço militar obrigatório[1] em um período em que o exército usufruía de amplas faculdades políticas em virtude do golpe militar de 1889. O poeta foi o responsável pela criação da letra do Hino à Bandeira

 

A Pátria não é a raça, não é o meio, não é o conjunto dos aparelhos econômicos e políticos: é o idioma criado ou herdado pelo povo.[2]

– Olavo Bilac

Na manhã dessa quinta-feira(15) no auditório no INSS em Campina Grande O prefeito de Ingá Manoel da Lenha como presidente da Junta de Serviço Militar, Rey  Lira como Secretario da Junta Militar e o Blog do Vavá da Luz foram homenageados com o certificado e medalha Olavo Bilac pelos os relevantes serviços prestados na pela Junta do Serviço Militar no município.

Sobre a Medalha Olavo Bilac

Criada pela pelo Exército Brasileiro com o código B09, a Medalha Olavo Bilac é concedida autoridades e instituições que se destacaram pelo trabalho na difusão da história brasileira, seus heróis e seus feitos.

olavo6olavo9olavo8olavo5

O que você achou?