Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Paraíba tem mais de 166 mil empreendedoras comandando negócios no estado

Levantamento realizado pelo Sebrae também revela que metade dessas mulheres são chefes de domicílio; maioria das empreendedoras também trabalha por conta própria  

Donas de negócios, sem funcionários contratados e chefes de domicílio. Esse é o principal perfil das mulheres empreendedoras na Paraíba, conforme revela levantamento realizado pelo Sebrae por ocasião do Dia Internacional da Mulher, lembrado nesta quarta-feira (8). Além de reafirmar a importância do fomento ao empreendedorismo feminino, enquanto ferramenta de inclusão econômica e social, os dados levantados pela instituição também reforçam a contribuição e o potencial da mulher para o fortalecimento do ambiente de negócios do estado.

De acordo com o estudo do Sebrae, realizado a partir da análise de dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o terceiro trimestre de 2022 a Paraíba contava com 166.023 mulheres donas de negócio, o que corresponde a 34% do total de empresas detectadas no estado no respectivo período.

Ainda segundo os números analisados pelo Sebrae, apesar de serem minoria entre os donos de negócios, 50% das mulheres que possuem empresas na Paraíba se declararam chefes de domicílio, ou seja, que são as principais responsáveis por custear as despesas e gerenciar o orçamento de suas famílias.

Outro aspecto importante está relacionado ao perfil empreendedor das paraibanas. Conforme os números, 91% das empresárias trabalham por conta própria em seus negócios, ou seja, não possuem nenhum funcionário contratado para auxiliá-las na gestão ou nas rotinas de produção e prestação de serviços de suas empresas. Já entre os 9% de empresárias que são geradoras de empregos, 73% delas possuem entre 1 e 5 funcionários contratados.

Na avaliação da gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae/PB, Ivani Costa, o cenário da Paraíba reflete a realidade nacional, em que as mulheres são maioria entre a população, mas ainda são minoria no universo do empreendedorismo por conta das diversas barreiras que precisam ser superadas, sejam elas pessoais ou profissionais.

“Isso se deve, em grande parte, por barreiras como o acesso a recursos financeiros e à falta de políticas públicas adequadas às reais necessidades das mulheres, uma vez que elas ainda são minoria no universo dos investidores e dos tomadores de decisão no setor financeiro. Nesse cenário, muitas mulheres empreendedoras relatam a dificuldade em encontrar mentores e parceiros de negócios que as ajudem a desenvolver suas habilidades e a superar desafios, sem contar que rotineiramente elas enfrentam preconceitos e barreiras culturais que as impedem de avançar em suas carreiras”, enfatizou a gerente.

Principais números, na Paraíba, do levantamento “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022”:  

– Mulheres donas de negócio no estado: 166.023

– O número de mulheres donas de negócio representa 34% das empresas existentes no estado.

– 50% das mulheres donas de negócios na Paraíba são chefes de domicílio

– 91% das empresárias paraibanas trabalham por conta própria, sem funcionários contratados.

– 9% das paraibanas donas de negócio são empregadoras e 73% delas possuem entre 1 e 5 funcionários.

Fonte: Sebrae/ IBGE (Dados até o terceiro trimestre de 2022)