Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Paraíba receberá mais de 550 mil equipamentos para área da saúde

Paraíba receberá mais de 550 mil equipamentos para área da saúde

Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

A Paraíba vai receber, do Ministério da Saúde, 553.280 equipamentos que serão usados na proteção individual de profissionais de saúde que estão trabalhando no enfrentamento ao novo coronavírus no Estado.

De acordo com a pasta, o Estado vai receber 1.272 recipientes de 500ml de Álcool Etílico e 1.728 de 100ml, 1.280 óculos de proteção, 275,5 mil luvas para procedimentos não cirúrgicos, 2,5 mil sapatilhas, 252,5 mil máscaras cirúrgicas, 14 mil aventais e 5,5  mil toucas hospitalar.

A distribuição totaliza 40 milhões de itens adquiridos para reforçar estoques de estados e municípios.

A distribuição dos itens para os estados nortistas e nordestinos será realizada com apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportará 18 toneladas em equipamentos. Os materiais foram adquiridos pelo Ministério da Saúde por meio de cinco editais de compra emergencial publicados entre os meses de fevereiro e março no Diário Oficial da União (DOU).

Nesta segunda-feira (30), no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, destacou a força destrutiva do coronavírus, com a derrubada do sistema mundial em todas as suas esferas – como econômica, social e logística –, atacando, inclusive, os países que produzem os insumos, máscaras e Equipamentos de Proteção Individual, essenciais para profissionais que atuam na linha de frente dos sistemas de saúde.

“Se os profissionais de saúde adoecem, logicamente a capacidade de atendimento vai cair drasticamente”, explicou o ministro Luiz Henrique Mandetta. Ele aproveitou para fazer um apelo à sociedade pedindo a que todos que tiverem máscaras novas [não utilizadas] do modelo N95 para que as entreguem aos hospitais e às secretarias estaduais ou municipais de saúde. “A gente precisa desse pessoal bem, porque são eles que vão atender todo mundo”, disse.

MaisPB