Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Paraíba participa do Desafio Mundial da Natureza Urbana 2023

O Desafio Mundial da Natureza é uma bioblitz global anual que em 2023, acontecerá de (28) de abril a (1º) de maio

O Desafio Mundial da Natureza Urbana (City Nature Challenge – CNC) é um evento anual de biologia urbana que está em sua 8ª edição, e ocorre em diversas cidades ao redor do mundo. O evento foi criado em 2016 por cientistas do Museu de História Natural de Los Angeles e da Universidade da Califórnia em Berkeley, com o objetivo de engajar as pessoas na observação e no registro da biodiversidade em ambientes urbanos.

O CNC acontece ao longo de quatro dias, durante os quais os participantes são incentivados a observar a fauna e a flora de suas cidades e a registrar suas observações em uma plataforma online, geralmente utilizando aplicativos como o iNaturalist. Os registros incluem fotos, localização e outras informações relevantes sobre as espécies avistadas.

Na Paraíba, o Desafio Mundial da Natureza Urbana está sendo mediado pelo Projeto BioHispidus , mas outras cidades do Brasil também estão participando e os interessados podem se cadastrar no site ou nos app Android e iOs.

O evento é uma competição amigável entre as cidades participantes, que são classificadas com base no número de observações, espécies identificadas e participantes registrados. No entanto, o principal objetivo do evento é engajar as pessoas na observação da natureza em suas próprias cidades e contribuir para o conhecimento científico sobre a biodiversidade urbana.

Desde a sua criação, o City Nature Challenge tem crescido em popularidade, e em 2021, 400 cidades em todo o mundo participaram do evento, registrando mais de 1,2 milhão de observações de espécies. O evento tem ajudado a aumentar a conscientização sobre a biodiversidade urbana e a promover a participação pública na ciência.