Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Paraíba inicia dose de reforço contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu, nesta quarta-feira (4), a Nota Técnica nº 01/2023 que recomenda a aplicação de uma dose de reforço contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. A orientação é baseada na Nota Técnica nº 406/2022 do Ministério da Saúde (MS), que considerou vacinação contra covid-19 com doses de reforço para esta faixa etária para evitar infecções graves pela doença, hospitalizações, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e óbitos, além de complicações como a Síndrome Inflamatória Multisisstêmica Pediátrica (SIM-P) e condições pós-covid-19.

 

O reforço é recomendado para as crianças e adolescentes que receberam o esquema vacinal inicial com a Pfizer pediátrica e também com a Coronavac. Em ambos os casos, a dose de reforço deverá ser feita exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica após um intervalo mínimo de 4 meses após a segunda dose (D2).

 

A secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, explica que a oferta do reforço para crianças de 5 a 11 anos deve ser feita inicialmente utilizando o estoque das vacinas nos municípios. “As localidades que possuem disponibilidade da Pfizer pediátrica de tampa laranja podem iniciar a aplicação da dose de reforço nas crianças da faixa etária de 5 a 11 anos”, recomenda. As doses desta vacina para D1, D2 e reforço seguirão sendo distribuídas aos municípios, conforme envio de remessas pelo MS à Rede de Frio Estadual.

 

Renata Nóbrega lembra que as coberturas vacinais para o esquema primário (D1 e D2) de crianças entre 5 e 11 anos de idade no Estado da Paraíba é de apenas 62,89%. “Neste momento, enfatizamos a importância da vacinação completa em toda a população e pedimos aos pais e responsáveis que levem os pequenos aos postos de saúde tanto para completar o esquema primário quanto para receber a dose de reforço. É importante destacar que as mudanças nas estratégias de vacinação são definidas após estudos e que a ampliação das doses para os indivíduos faz parte do plano para manter a população protegida contra as formas graves da doença e óbitos”, finaliza.

 

No Brasil, a vacinação contra covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos foi aprovada em 15 de dezembro de 2021, com uso da vacina Pfizer/Cominarty. A população estimada desta faixa etária na Paraíba é de 345.045 crianças; até agora, pouco mais de 217 mil estão com esquema de duas doses completo contra covid-19.