Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Paraíba constrói hospital em 17 dias para tratar pacientes com coronavírus

Paraíba constrói hospital em 17 dias para tratar pacientes com coronavírus

Hospital Solidário, ao lado do Metropolitano, oferecerá 130 leitos, podendo chegar a 200, caso haja necessidade

O Hospital Solidário, montado no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, será entregue na próxima segunda-feira (20) pelo governador João Azevêdo e estará disponível para receber pacientes. A montagem do hospital foi iniciada no dia 1º de abril e concluída nesta sexta-feira (17). A unidade é a primeira do Nordeste a ficar pronta, erguida do zero. O Hospital oferecerá 130 leitos, podendo chegar a 200, caso haja necessidade, e contará com 780 funcionários que passarão por treinamentos e simulações.

“No momento, não estamos precisando usar ainda, pois temos leitos suficientes em todos os centros de referências do estado, com 20% de ocupação de nossos 125 leitos de UTI e 317 leitos de enfermaria. Vamos ter muita tranquilidade para deixar as equipes confortáveis para serem treinadas e começarem a trabalhar no Solidário”, disse o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.

Numa área de 2.490 m² e estrutura metálica, com cobertura lonada, a unidade atenderá pacientes diagnosticados com o coronavírus, moderados e graves, em dois eixos: vermelho e amarelo. “No vermelho, serão atendidos casos confirmados e mais graves e, no amarelo, pacientes ainda suspeitos e mais estáveis. Além disso, temos uma UTI com 53 leitos disponíveis, a uma distância de 50m e toda a estrutura do Centro de Imagens, do Hospital Metropolitano”, afirmou o secretário.

Hospital oferecerá 130 leitos, podendo chegar a 200, caso haja necessidade

O novo hospital atenderá os casos diagnosticados para o coronavírus, moderados e graves, vindos de todos os 223 municípios paraibanos, por meio de regulação, ou seja, a comunicação entre hospitais para informar onde há leitos disponíveis, facilitando e agilizando o atendimento. Se o caso for grave ou moderado, fica no próprio Hospital Solidário. Se for gravíssimo, deverá ser encaminhado para as 53 UTIs do Metropolitano.

Os 780 profissionais de saúde que trabalharão no Hospital Solidário serão os aprovados, recentemente, em processo seletivo, de forma emergencial, devido à pandemia.

Mais leitos

Além do Hospital Solidário, o Governo da Paraíba está preparando 150 leitos no antigo Hospital Santa Paula, na capital; 130 leitos na antiga Casa de Saúde Francisco Brasileiro, em Campina Grande e 40 leitos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.