Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PARABÉNS INGÁ PELOS SEUS 182 ANOS E AO NOSSO POVO SUA VERDADEIRA HSITÓRIA

 

You are currently viewing PARABÉNS INGA PELOS 181 ANOS E AOS SEUS FILHOS SUA VERDADEIRA HISTORIA

 

Pessoas que aqui chegam e querem de uma forma ou de outra contar nossa historia com o que leem e ou escutam, sem dar a mínima para os mais antigos, os nossos velhos professores, nossos pais, nossos avós etc… A verdadeira  origem do nome INGÁ é a que se segue: 
A povoação dessas terras só teria se iniciado no século XVII a partir das sombras de enormes ingazeiros (dai o nome de origem) que então existiam à margem do rio, e que serviam de pousadas para os tropeiros e religiosos, sendo que o primeiro aglomerado de gente foi a antiga povoação do Bacamarte, justamente no local onde hoje está ponte de cimento armado que liga os bairros de que é constituída a cidade. Por essas terras passavam e paravam os tropeiros que se dirigiam para o sertão, bem como os missionários que, buscando a catequese dos índios Cariri e teriam, provavelmente, seguido ás margens do Rio Paraíba alcançando o Rio Ingá. Como é natural as primeiras rotas seguiam sempre o curso dos rios, O primitivo caminho de penetração do Pilar, fundada em 1670, Fagundes e Bacamarte, não havia na zonada caatinga outras povoações nem qualquer pouso.
Em meados do século XVII já se encontravam instalados na região do Ingá alguns pequenos sitiantes e grandes criadores de gado. Apesar de, nessa área, a criação bovina ter sido realizada em fazendas bem menos extensas que as do sertão inclusive, utilizando cercas para prender o gado, surgindo grandes propriedades com construções de capelas dedicada a Nossa Senhora da Conceição, em tomo da qual se formou um povoado que prosperaram graças às condições favoráveis da área para o cultivo de algodão e de culturas como milho e o feijão.
Em 03 do novembro de 1840, no governo do Presidente de província Francisco Xavier’ Monteiro da França, através da Lei n° 06, a povoação do Ingá foi elevada á categoria de Vila com o nome de Vila do Imperador, tendo no ano seguinte adquirido a condição de freguesia sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. Esse foi um processo cheio de atropelos, com uma seqüência de decretos que, ora revogavam a criação da Vila (1841 ), ora voltavam a cria-la (1853).
Na verdade o nome oficial “Vila do Imperador” jamais chegou a convencer alguém. Nem seus moradores, nem intelectuais, nem mesmo os governantes. Os relatórios desse se referiam sempre á Vila como sendo a do Ingá. Sendo assim… Em 23 de maio de 1846, a Vila do Imperador passou a chama-se Vila do Ingá definitivamente.
Fonte : Municipio de Ingá
Hoje Ingá completa 184 anos e lá se vão nossos parabéns pela sua emancipação e conquistas , da esquecida Vila do Imperador a Nacionalmente lembrada em Rede de TVs , Ingá foi felicitada no programa Bom dia Brasil pelo famoso Chico Pinheiro que foi ao ar pela manhã em rede Nacional da Tv Globo.
Em comemoração aos seus 182 anos de emancipação, um grupo de historiadores da terrinha como Rui da Silva Barbosa, Marciane Ambrosio, Joelma do Nascimento, Zilneide Barros, Marcelo Bezerra, Professor Alexandre Ferreira e José Batista Lira Neto, lançaram livros que são verdadeiros Olhares sobre a História e que já se encontram a venda no Salão de Artesanato da Pedra de Ingá ao pereço de R$40,00
Ingá hoje tem como Prefeito o Sr Robério Burity.