Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PARABÉNS INGA PELOS 180 ANOS E AOS SEUS FILHOS SUA VERDADEIRA HISTORIA

PARABÉNS INGA PELOS 180 ANOS E AOS SEUS FILHOS SUA VERDADEIRA HISTORIA

Pessoas que aqui chegam e querem de uma forma ou de outra contar nossa historia com o que leem e ou escutam, sem dar a mínima para os mais antigos, os nossos velhos professores, nossos pais, nossos avós etc… A verdadeira  origem do nome INGÁ é a que se segue: 
A povoação dessas terras só teria se iniciado no século XVII a partir das sombras de enormes ingazeiros (dai o nome de origem) que então existiam à margem do rio, e que serviam de pousadas para os tropeiros e religiosos, sendo que o primeiro aglomerado de gente foi a antiga povoação do Bacamarte, justamente no local onde hoje está ponte de cimento armado que liga os bairros de que é constituída a cidade. Por essas terras passavam e paravam os tropeiros que se dirigiam para o sertão, bem como os missionários que, buscando a catequese dos índios Cariri e teriam, provavelmente, seguido ás margens do Rio Paraíba alcançando o Rio Ingá. Como é natural as primeiras rotas seguiam sempre o curso dos rios, O primitivo caminho de penetração do Pilar, fundada em 1670, Fagundes e Bacamarte, não havia na zonada caatinga outras povoações nem qualquer pouso.
Em meados do século XVII já se encontravam instalados na região do Ingá alguns pequenos sitiantes e grandes criadores de gado. Apesar de, nessa área, a criação bovina ter sido realizada em fazendas bem menos extensas que as do sertão inclusive, utilizando cercas para prender o gado, surgindo grandes propriedades com construções de capelas dedicada a Nossa Senhora da Conceição, em tomo da qual se formou um povoado que prosperaram graças às condições favoráveis da área para o cultivo de algodão e de culturas como milho e o feijão.
Em 03 do novembro de 1840, no governo do Presidente de província Francisco Xavier’ Monteiro da França, através da Lei n° 06, a povoação do Ingá foi elevada á categoria de Vila com o nome de Vila do Imperador, tendo no ano seguinte adquirido a condição de freguesia sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição. Esse foi um processo cheio de atropelos, com uma seqüência de decretos que, ora revogavam a criação da Vila (1841 ), ora voltavam a cria-la (1853).
Na verdade o nome oficial “Vila do Imperador” jamais chegou a convencer alguém. Nem seus moradores, nem intelectuais, nem mesmo os governantes. Os relatórios desse se referiam sempre á Vila como sendo a do Ingá. Sendo assim… Em 23 de maio de 1846, a Vila do Imperador passou a chama-se Vila do Ingá definitivamente.
Fonte : Municipio de Ingá
Hoje Ingá completa 180 anos e lá se vão nossos parabéns pela sua emancipação e conquistas , da esquecida Vila do Imperador a Nacionalmente lembrada em Rede de TVs , Ingá foi felicitada no programa Bom dia Brasil pelo famoso Chico Pinheiro que foi ao ar pela manhã em rede Nacional da Tv Globo.
Ingá hoje tem como Prefeito o Sr Robério Burity.