Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAIS DE FILHOS AUSENTES

Na vida de um ser humano, não há nada mais doloroso de que perder um filho/a. Durante a nossa existência, é comum passarmos por muitos problemas, dores, sofrimento, perda de outros seres queridos, mas nada comparável à dor da perda de um filho/a. A vida não é mais a mesma. Ela foi interrompida pela tristeza, pelo desânimo de continuar vivendo. É um recomeço muito difícil sem aquela “criatura”. Ao ver a cama vazia, a mesa incompleta, o telefone sem tocar como de costume, ir ao supermercado e ver nas prateleiras os produtos que costumava comprar, a comida que gostava de comer, tudo é muito triste, a fé é abalada, nada tem valor, até a vontade de seguir vivendo é pouca.

Alguns pesquisadores já conseguiram identificar as diferentes etapas deste sofrimento, mas não existe uma lei universal que indique como cada um pode ou deve enfrentar a dor da perda. Cada pessoa sofre de uma forma diferente. Ao compartilhar a dor com outros pais que estejam passando pelo mesmo tipo de perda, pode ser uma maneira de se encontrar um consolo, por existir uma identificação, uma comunhão com os demais.

A dor da perda de um filho vai acompanhar a pessoa durante toda a sua vida. Aos poucos a misericórdia divina vai confortando e consolando até adquirir forças para continuar a caminhada da vida. Se entregue ao amor de Deus.