Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Padre deixa o sacerdócio para casar com o namorado

Padre deixa o sacerdócio para casar com o namorado

Homem não deixou de ter fé em Deus e continua indo à missa

Giuliano Costalunga tem 48 anos e, até ao ano passado, era padre em duas localidades italianas. No entanto, o amor por outro homem o faz abandonar o sacerdócio, mas não a fé.

Giuliano começou por reduzir o número de missas que dava, porque já vivia com o namorado, Paolo, até que, em fevereiro deste ano, enviou uma carta ao bispo de Verona pedindo que fosse dispensado das obrigações clericais para poder casar.

Segundo o jornal La Vanguardia, Giuliano decidiu se mudar para as IlhasCanárias, juntamente com Paolo, porque na Espanha o casamento homossexual é reconhecido por lei.

Dois meses depois, o casal celebrava a união com amigos e familiares, que apoiam o seu amor.

O casal se conheceu em 2015 quando o então pároco visitava doentes oncológicos nem ital de Verona. Um desses pacientes era Paolo. A ligação entre os dois foi tornando-se mais forte, até que ambos perceberam que era mais do que amizade.

A igreja, por sua vez, não reagiu da melhor forma. O bispo de Verona classificou o amor dos dois como uma “dolorosa situação familiar” e lembrou que uma vez sacerdote, sacerdote para toda a vida, pois só a Santa Sé pode libertar Giuliano do estatuto clerical.

“Voltei a ser um simples laico, mas profundamente apaixonado pela fé em Deus. Digo ao meu marido que o amo, mas que adoro Deus. Rezamos juntos e isto me ajuda a seguir em frente”, disse Giuliano.