Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

OS CINCO P FUNDAMENTAL DE UMA CAMPANHA (Carlão Melo)

A imagem pode conter: texto

OS CINCO P FUNDAMENTAL DE UMA CAMPANHA

Chegamos ao nosso penúltimo “LEMBRETE” dessa segunda série de publicações. Estamos chegando a pouco mais de 120 dias para entrarmos na reta da largada para as eleições de 2020. Isto quer dizer que você candidato a prefeito ou a vereador, precisa dá os últimos ajustes para a largada da sua campanha, que começa com a pré-campanha a partir de 01 de janeiro de 2020.

Neste lembrete vamos falar dos cinco P fundamental de uma campanha política que é: Preparar, Pesquisar, Posicionar, Planejar e Propagar. Vamos agora falar um pouco de cada um.

PREPARAR: Saber como montar uma campanha política antecipadamente é fundamental para o sucesso de qualquer candidato. Assim, definir quem vai trabalhar com você é o primeiro passo a ser tomado. Nesse momento, tente escolher pessoas de confiança, que tenham diferentes habilidades e, se possível, experiência em pleitos anteriores.

PESQUISAR: A pesquisa é importante e fundamental para coletar algumas informações, visando embasar decisões e estratégias de campanha. Esqueça a ideia de que você já sabe tudo sobre os seus eleitores, mesmo que você já tenha um mandato. Uma campanha política estruturada deve saber exatamente quais são os principais problemas, anseios, dificuldades e objetivos do público-alvo do candidato. A pesquisa é o retrato daquele momento, por isso é fundamental também se fazer várias pesquisas no decorrer do período pré e principalmente eleitoral.

POSICIONAR: O posicionamento do político seja ele candidato a prefeito ou a vereador, é muito importante. Você precisa ter posições firmes, defender e debater os seus pontos de vista com o eleitorado. Agora, é necessário que você saiba defender os seus pontos de vista, e não querer que os outros aceitem que o seu ponto de vista é o melhor, e querer empurrar de goela a baixo (como se diz no popular), o que você pensa.

PLANEJAR: O seu planejamento tem que ser de forma embasada e direcionada ao eleitor mais alinhado com sua candidatura. Outra coisa, o planejamento de uma campanha de prefeito é diferente da do vereador, são público alvo diferente. Desse modo, as chances de você ganhar a próxima eleição aumentam significativamente. Como a competição em um pleito é acirrada, é importante que o projeto da campanha seja desenvolvido de forma ampla, cuidadosa e eficiente.

Nenhum candidato consegue ganhar uma eleição sozinho. Por trás daquele político sorridente e carismático, há sempre uma equipe planejando todas as suas ações. Afinal, é importante que todas as decisões sejam tomadas levando em consideração o projeto de campanha e seus impactos a curto e longo prazo.

PROPAGAR: Existe um velho ditado que diz: “a propaganda é a alma do negócio”. Nunca esse dito popular esteve tanto em voga, afinar, quem não é visto não é lembrado. De início, é importante anotar que a propaganda, de forma geral, conceitua-se como um meio empregado a fim de convencer e influenciar pessoas na tomada de decisões e escolhas. Quando isso ocorre com alguma ideologia política, podemos dizer que é propaganda, é política.

Desse modo, propaganda política pode ser conceituada como toda ação destinada ao cidadão a fim de convencê-lo, seja acerca de determinada ideologia política, seja com o objetivo de angariar votos.

Carlão Mélo (Marketing eleitoral e pós-eleitoral)
(83) 996279282 (ZAP) / (83) 991766710