Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ODE a Luciano Agra – um militante cidadão!

agra
Pensar e falar sobre Luciano Agra é pensar em generosidade, leveza, honradez…Um homem de principios elevados de amor, respeitando as diferenças e o próximo…. Sem alardes.
Nasceu em 1952 na cidade de Campina Grande, cidade que tanto respeitava. Passou sua primeira infância no Ingá do Bacamarte, como achava linda aquela cidade, em especial a Pedra do Ingá e sua escrita rupeste, sempre que era possivel a visitava. Passou sua infancia no Inga com seus 3 irmaos mais velhos. O pai Tibúrcio Valeriano de Oliveira, foi prefeito do Ingá e sua mãe, mulher de fibra – Neuza Agra de Oliveira. Ele gostava muito de correr atrás dos passarinhos, subir em árvores, brincar de bola e de pião e de tomar banho de rio. Retorna para Campina Grande para continuar seus estudos, cidade que gostava e respeitava.
Fez faculdade de Arquitetura em Recife nos anos 70 na UFPE e lá morou com vários e queridos amigos. Tantas histórias e tantas boas risadas contando a dureza e a leveza desse periodo. Tempos aqueles em que a ditadura militar cerceava o direito e a voz, fazendo o jovem Agra se indignar com a repressão e a falta de liberdade, logo ele que tanto amava as artes.
Se formou em arquitetura ainda anos 70. Foi orador de sua turma.
Aprofundou seus estudos e especializou-se em urbanismo, adorava ser Arquiteto-Urbanista, tinha muito orgulho disso. através de seus olhos e esquadros planejou muito da nossa cidade. Os bairros de Mangabeira, Costa do Sol, Valentina, Ipês, são exemplos desse trabalho do urbanista Luciano Agra.
Adorava jogar futebol de salão, acampar, viajar, de cinema. A leitura era sua paixão. Gostava muito dos amigos e foram muitos domingos de encontros e boas risadas.
Aprovado por concurso para professor de Arquitetura na UFPB em 1983, quanta felicidade! Muitos alunos formados e muitos reconhecimentos no meio acadêmico. Recebeu título de Mestre também na UFPB.
Em 2005, com a vitória do PSB (partido que era filiado 2002 – 2012) integra a gestão da PMJP. Enquanto Secretário de Planejamento transformou a SEPLAN num local fértil e de produção de projetos… João Pessoa desabrochou e avançou em termos de qualidade de vida de seus munícipes. Projetou muito da nossa cidade, Mangabeira que nos diga, o Gervázio Maia demonstra como fazer um planejamento articulado priorizando as necessidades das pessoas que lá chegaram para habitar – pensando e planejando de forma integrada. Escola, Creches, Unidade de saúde, Lazer na praça e habitações bem construídas– pensando as politicas públicas de forma articulada ao bem estar de todos na cidade.
Em 2008 foi eleito vice prefeito pelo PSB com Ricardo Coutinho e assumiu como Prefeito em abril de 2010.
E assim foi um grande gestor. Humano, fértil em produção de tantos processos – valorizou servidores públicos, em especial da saúde e educação, a guarda municipal, infraestrutura, habitação, esporte, meio ambiente (tantas áreas verdes). Criou parques ambientais para proteger o ambiente e mais qualidade de vida dos cidadãos. Sem fazer, nem permitir usos patrimonialistas, indevidos. “O espaço publico é para servir ao publico” dizia ele.
Como Prefeito de João Pessoa sempre honrou os compromissos assumidos, cultiveu a vontade do povo e respeitou as pessoas. Assumiu a vontade do povo em querer mudar de verdade, com coragem! De lutar para diminuir as iniquidades em nossa cidade e nosso Estado. Um homem de palavra.
Trabalhar com Agra foi experimentar a possibilidade de fazer as coisas de modo a busca continuamente, integralidade com qualidade. Respeitava a criatividade e possibilitava a autonomia. Sempre preocupado com as condições de trabalho para potencializar a ação.
Era um professor, um construtor de aprendizagem. No dia-a-dia de trabalho era cuidadoso com a cidade e com seu amor maior, amor de pai, que o deixava mais ainda cativante e dengoso – sua filha Barbara. Ele era o gordinho dela – Nossa filha amada… deveras preocupado com seu futuro. Tantos planos projetava para ela, acompanhava seus estudos, seu desenvolvimento intelectual e como pessoa humana. Ele tinha muito orgulho de voce minha filha, você era o amor verdadeiro e único – tivemos o privilégio em sermos uma família amorosa e cuidadora – sempre nos protegemos e cuidamos um do outro… Vamos fazer juntas o que seu pai queria, minha garota – embora sentindo tanto a falta dele.
Amava seus 3 irmãos e a família em geral, especial seu sobrinho Yuri que tinha como filho, além da filha de coração Ellen.
Podemos pensar em Agra como uma construção de cultura pela paz e humanista… Lutando pela vida… e em defesa da vida!
No plano politico buscava construir o direito de cidadania plena, de modo equânime e para todos. Buscava verdadeiramente a construção de uma nova ética na politica, para além da guerra do vale tudo, buscava mudanças verdadeiras na qualidade da relação entre as pessoas.
Os que trilharam os caminhos politicos com Agra sabem o quanto foi dificil se manter firme e supercar as decepções. Ele sofreu muito com isso, silencioso e sem queixas.
Quantas tristezas guardadas, que tanto lhe fizeram mal… nos espaços mais reservados de conversas, com poucos, externalizava as decepções com a atual política. Embora não gostasse de lamentos nem negatividade, nem de cultivar rancores… adorava viver, viajar, ler, trabalhar e esquadrinhar a cidade como um guardião e zeloso protetor
Triste é perceber que muitos se aproveitaram de sua generosidade, fazendo valer a ética do possuir… a qualquer custo. A conqusta pelo poder em si.

Luciano Agra sempre lutou pela ética do Ser e do compartilhar. Foi firme nos valores e princípios que acreditou. Sempre buscou – A Insustentável Leveza do ser!
Se o poder público na Paraíba quiser realmente homenagear Luciano Agra deve ser a através da Paraíba retornar a fazer Transplantes – Esse sim seria o maior tributo a Agra.
Agradecemos a todos que comparecerem a esse ato de amor e aos que de longe sofrem a sua perda e oram por Luciano Agra.
Continuaremos na luta meu querido Dom Agra (como eu assim te chamava), você ta fazendo muita falta, lutemos por uma nova ética na política, e por mudanças verdadeiras na qualidade da relação entre as pessoas.
É tão doloroso ficarmos sem você…. Segue na paz Dom Agra, e que sua mãe amada e seu pai estejam com você.

Obrigado por você fazer parte das nossas vidas…

Roseana Meira.