Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O que fazer na Paraíba? Pedra do Ingá

O Sítio Arqueológico Itacoatiaras do Rio Ingá, ou Sítio Arqueológico Pedra do Ingá, ou ainda, Pedra do Ingá, é um ponto turístico paraibano conhecido internacionalmente e parada obrigatória para quem quer conhecer um pouco da história da humanidade.

O termo itacoatiara, que tem origem de língua indígena, significa desenho em pedra e faz a cidade de Ingá, no agreste paraibano, ser conhecida no mundo inteiro. As inscrições rupestres (gravado em rocha), são um enigma da história humana, já que, não se sabe quem as produziu e nem o que as inscrições significam.

Presenciar um fato histórico tão antigo e importante faz com que se reflita sobre vários fatores da vida moderna, como, por exemplo, a comunicação evoluiu ao ponto de ver-se por vídeochamada em tempo real alguém do outro lado do globo terrestre, todavia, na época da confecção das inscrições nas pedras, a comunicação era bem diferente.

Não se trata de um destino apenas para turistas e estudiosos, mas a imersão de estudantes em um local histórico tão valioso amplia a percepção do quão pequenos somos no universo e em como a Paraíba é importante como patrimônio histórico e cultural do Brasil e do mundo.

O complexo fica a cerca de 100 km da capital João Pessoa e 40 km de Campina Grande e encontra-se protegido como patrimônio cultural pelo Iphan desde o ano de 1944. E por lá ainda tem muitas outras atividades de turismo, como trilhas ecológicas, camping e rapel.

Funciona de terças-feiras as sextas-feiras, das 09h às 16h. Já sábados, domingos e feriados das 09h às 12:30h.

Texto e imagens Tompson