Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O que é um consultor financeiro

O que é um consultor financeiro

A maior parte do povo brasileiro ainda não tem o hábito de ter controle sobre as suas finanças e não possui uma certificação financeira. Essas informações são mostradas pela pesquisa “Educação Financeira” que todos os anos é realizada por meio da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes) e pelo SPC Brasil.

São vários os motivos, mas um dos principais é a total falta de conhecimento. Mas o que a maior parte das pessoas não sabem é que você pode contar com um grande apoio caso contrate um consultor financeiro para que ele possa por todas as suas finanças em dia e te ensinar bem mais como possuir uma vida financeira saudável.

O que é um consultor financeiro?

Para trazer um entendimento bem melhor para essa resposta nós vamos recorrer a uma analogia. Imagine que você esteja querendo construir uma casa. E para tal coisa você vai precisar contratar um profissional com certificação financeira, ou seja, um engenheiro ou um arquiteto. 

Antes de iniciar o seu projeto, ele vai ver quais que são todas as suas condições financeiras, o que você está procurando e quais são as suas necessidades. 

Sendo assim, podemos afirmar que ele vai criar uma solução que se encaixe perfeitamente no seu caso. Enfim essas 3 variáveis são totalmente individuais. As necessidades de alguém que vai morar sozinho são totalmente diferentes das de uma família com cinco pessoas, com adolescentes e crianças. 

Do mesmo modo, saber a quantidade que a pessoa quer gastar, seja R$ 1 milhão ou R$ 200 mil em sua nova casa faz uma enorme diferença. Esse mesmo tipo de raciocínio também vale para toda a vida financeira.

A profissão de consultor financeiro traz ajuda para todas as pessoas que precisam projetar os resultados de seus investimentos e economias e organizá-los para  que a pessoa consiga ver o tanto que é bom estar preparada para a sua aposentadoria. 

Ele também traz uma grande ajuda para você conseguir tomar todas as decisões com o seu dinheiro que vão te ajudar a atingir todos os objetivos financeiros do modo mais eficiente que puder.

Caso você esteja cogitando em contratar algum tipo de ajuda profissional, você vai precisar saber o que esperar de um ótimo planejador financeiro. Fazer a contratação de um profissional correto começa por saber tudo o que esperar da pessoa que você vai contratar e entender o que é o planejamento financeiro. 

Quais são suas funções?

As pessoas que têm certificação financeira desenvolvem planejamentos de finanças. Através de estratégias, as pessoas que empreendem podem ter de volta todo o controle sobre as operações da empresa, além de tudo eles conseguem ter uma compreensão bem melhor da situação atual dos seus negócios. 

Esses profissionais poderão ser contratados para fazer uma análise de fluxo de caixa, organizar os pagamentos, realizar controle de estoques e realizar várias outras atividades, tudo irá depender de quais são os objetivos que o cliente busca. 

O que é mais interessante em contratar um consultor financeiro é que por ele ser um especialista na área, as empresas vão ter uma opinião bem mais confiável sobre a segurança de todo o seu patrimônio. 

Caso você não tenha os resultados positivos que você esperava, caberá ao profissional a qual você contratou formular todas as estratégias para que todas as questões que são voltadas às quedas de lucros e endividamento sejam solucionadas.

 Mesmo que muitas pessoas só recorrem a esses profissionais quando estão em situações críticas, existem diversos empreendedores que já reconhecem a grande importância de ter um profissional qualificado reforçando o time da sua empresa. 

Eles sabem que ter um controle sobre todas as operações é muito importante, e que caso exista problemas eles vão precisar recorrer à algum especialista para impedir que hajam rombos bem maiores que poderão acabar prejudicando o seu funcionamento. 

Um ótimo consultor financeiro terá que dar bons conselhos nos seguintes pontos: 

  • Quanto você precisa economizar

  • O que você precisa mudar para atingir as metas

  • Um bom plano de aposentadoria privada

  • Quanto manter em seu fundo de emergência

  • Qual o tipo e a quantidade de seguros que você precisa (isto inclui seguro de vida, seguro do carro e planos de saúde)

  • Quais mudanças podem melhorar sua situação fiscal (fazer você pagar menos impostos)

  • Qual nível de risco de investimento é apropriado para seu perfil e os melhores investimentos

  • As melhores dicas de planejamento imobiliário.

  • Qual taxa de retorno você precisará ganhar para alcançar seus objetivos em um determinado período de tempo

É sempre bom perguntar ao consultor financeiro ao realizar a entrevista quais são os itens acima que ele atende, também pergunte se ele põe todos os seus conselhos por escrito.

Qualquer uma empresa ou pessoa poderá contratar um consultor financeiro. 

Muitas das metas das pessoas precisam de volumes bem elevados de recursos e um tempo bem longo de planejamento. Fazer essas coisas por conta própria pode não ser algo tão eficiente assim, já que várias pessoas não conhecem todas as possibilidades e investimentos que existem. 

Um dos exemplos mais claros é a aposentadoria, já que a expectativa de vida de todos os brasileiros é de somente 78 anos. Caso a pessoa se aposente com 65 anos, ela vai precisar de dinheiro para viver os próximos 13 anos sem trabalhar. 

Contudo, um estudo que foi realizado pela seguradora Allianz mostrou que cerca de 90% dos brasileiros não reservam nenhum dinheiro para a sua aposentadoria.

 O maior problema é que esses valores que são pagos através da previdência social são bem baixos e estão cada vez mais restritos às normas. 

Por conta disso possuir uma reserva para que consiga viver após parar de trabalhar é algo muito fundamental.

Como se tornar um consultor financeiro ?

A primeira coisa a se fazer caso você queira trabalhar com consultoria de finanças é ter a certificação financeira. Assim que a pessoa já possui o seu diploma na área financeira, ele já poderá procurar por oportunidades em várias empresas ou até mesmo conseguir mais experiência abrindo o seu próprio negócio. 

Caso você escolha essa alternativa, você vai precisar seguir vários processos para que tenha uma garantia que a abertura da sua empresa ocorra da forma certa. 

Vai ser preciso realizar a montagem de um planejamento com todos os faturamentos e custos, escolher um lugar que esteja bem localizado, investir em infraestrutura e cuidar de todos os processos burocráticos para que eles sejam concluídos. 

Após isso você vai precisar procurar por uma equipe que seja qualificada para que eles consigam ajudar nos seus negócios, e fazer toda a divulgação da sua marca para que todo o mercado o reconheça como um bom profissional. 

Várias pessoas poderão achar que esse processo é bastante complicado e demorado para a conquista dos resultados rápidos. Por conta disso, uma alternativa que é bastante interessante é achar uma parceria que seja de confiança para que possa oferecer os serviços. 

Ao escolher uma franquia, o profissional deve garantir bem mais tempo para que se dedique aos serviços de consultor financeiro, como também conseguem aproveitar várias outras vantagens que são oferecidas por um parceiro. Veja a seguir alguns desses benefícios:

  • Oferece uma estabilidade e segurança bem maior para trabalhar com uma marca que já é consolidada.

  • Oferece suporte de vários profissionais capacitados para que ajudem sempre que precisar

  • Oferece uma economia maior nos investimentos já que os negócios não vão começar do zero

  • Oferece mais economia de tempo, com isso garante que ele tenha bem mais disponibilidade para que possa atender ao público e prospectar clientes novos.

Sendo assim, essa é uma opção bem econômica e prática para os profissionais que procuram se tornar independentes na função. 

Qual o salário de um consultor financeiro?

A média salarial anual para quem têm certificação financeira e que têm uma carreira relacionada à dos consultores financeiros é de cerca de 5 salários mínimos. Quem trabalha como consultor financeiro de empresas poderá receber um pouco mais. 

Quem tem mestrados, doutorados, MBAs e Pós graduação poderão ter um grande aumento nesses ganhos. 

Enquanto uma das exigências essenciais de trabalho para um consultor financeiro é o diploma de bacharel em algum campo que seja relacionado a finanças, o licenciamento também poderá ser preciso caso eles vendam os produtos do mercado financeiro

A certificação está disponível e poderá melhorar bastante as perspectivas de carreira, mesmo que geralmente sejam voluntárias.