É melhor você ter cuidado com esse peixe! Ele pode ser muito prejudicial para a saúde. Descubra qual é a espécie para manter distância!
Ele é perigoso, misterioso e esconde segredos que muita gente nem imagina. Estamos falando de um peixe venenoso e que também é consumido com frequência no Brasil. E tem mais: pesquisadores já encontraram mais de 70 tipos de parasitas vivendo dentro dele! Quer saber que peixe é esse e por que ele chama tanta atenção? Veja agora no TudoGostoso!
Qual é o peixe perigoso?
O salmão norueguês tem gerado muita polêmica nos últimos anos e é considerado por alguns especialistas como um dos peixes mais perigosos para o consumo, principalmente por como ele é criado na aquicultura intensiva da Noruega. Os produtores usam grandes quantidades de pesticidas químicos. Esses resíduos podem se acumular na gordura do peixe e, com o consumo frequente, oferecer riscos à saúde humana. Além disso, o uso excessivo de antibióticos na criação para evitar doenças pode contribuir para a resistência bacteriana e o consumo de resíduos desses medicamentos.
A diferença do salmão selvagem para o de cativeiro
Diferente do salmão selvagem, o de cativeiro é alimentado com ração à base de farinha de peixe, óleos vegetais e corantes sintéticos (como a astaxantina artificial), que conferem a cor rosada ao peixe. Essa dieta pode resultar em um perfil de gordura menos saudável, com proporção diferente de ômega-3 e mais gordura saturada. O salmão criado em cativeiro pode conter níveis elevados de substâncias tóxicas ligadas a problemas hormonais, imunológicos e até ao desenvolvimento de câncer.
Nem todo salmão norueguês tem esses problemas, mas especialistas recomendam moderação no consumo e dar preferência ao salmão selvagem, que é mais seguro em termos de contaminação e perfil nutricional.