Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O PAÍS CAMINHA PARA UMA RUPTURA APÓS ELEIÇÃO (Steen Jakobsen )

jaco
Leiam a contundente avaliação negativafeita pelo economista-chefe de investimentos do Saxo Bank da Dinamarca,durante o evento “Criando Sucesso Operando em Mercados Globais”,terça-feira passada, em São Paulo.Steen Jakobsen advertiu que, se atual a presidenta não for reeleita,vai ser bom para a economia,onde hoje reina uma conjuntura de intensa volatilidade,crescimento baixo e inflação nas alturas.Dilma já acusa o golpe e já ensaiadiscursos defensivos sobre problemas econômicos.Steen Jakobsen fez o discurso que caberiana boca dos candidatos de oposição ao Palácio do Planalto:
A situação macro do Brasil é a pior dos países que eu já visitei.E eu visito 35 países por ano.O Brasil tem os políticos que merece, porque são vocês,brasileiros, que votam errado e colocam eles lá.A atual presidente, por exemplo,não sabe o que quer e está completamente perdida.Além disso, o Banco Central também está perdido,e os conflitos aumentam a cada dia.A falta de reformas e as decisões políticasfora do bom tom deixaram a situação insustentável.
 O Brasil é o campeão mundial em fracassos e ainda não mudou”.
 O economista dinamarquês, sem meias palavras,acertou um chute no calcanhar mais frágil do desgoverno Dilma:“Sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016foi a pior coisa que o Brasil deveria ter decidido fazer.O dinheiro que deveria estar indo para lugares extremamente carentes,está indo para coisas inúteis.O Brasil só estará pronto para receberuma copa do mundo em 20 ou 30 anos”.
O economista Steen Jakobsen avalia que“o Brasil precisa de uma crise de verdade,com uma magnitude enorme, para ver se toma jeito”.
O dinamarquês acredita que “uma ruptura irá acontecer após as eleições e essa será uma oportunidade de o País mudar”. O quadro tétrico pintado por Steen Jakobsen apenas confirma o que o Alerta Total vem antecipando, exaustivamente, desde o final do ano passado. A chamada Oligarquia Financeira Transnacional quer o PT fora do poder. Por isso, por força do poderio econômico, que decide efetivamente qualquer eleição, Dilma é cabra marcada para perder a reeleição. Os petistas fanáticos e fundamentalistas só raciocinam com o cenário de vitória. Farão o diabo para não perder. Mas, se forem derrotados, preferem perder para Eduardo Campos, seu ex-aliado até outro dia, com quem sempre há espaço aberto para interlocução e negociação política. O foco principal da marketagem petista, agora, é tentar desmoralizar e fazer de tudo para tirar Aécio Neves do páreo. O tucano tem força, pois é um velho parceiro da Oligarquia Financeira Transnacional. Porisso, a previsão é de uma campanha eleitoral com os maiores índices de baixaria nunca antes vistos na História do Brasil. 
Sendo forçado a deixar o poder,e com a máquina federal taticamente aparelhada,o próximo governo tende a ficar refém do previsível caos.Aí sim, conforme previsão do economista-chefe do banco dinamarquês,cresce a chance de uma ruptura institucional.O cenário facilmente programado para o Brasil é de alta instabilidade política para depois de 2015.