Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O ‘manicômio jurídico’ chamado Brasil: como chegamos a esse grau de insanidade? (veja o vídeo)

O ‘manicômio jurídico’ chamado Brasil: como chegamos a esse grau de insanidade? (veja o vídeo)

Mais uma live imperdível da TV JCO, reunindo dois grandes nomes: Marcelo Rocha Monteiro, procurador de Justiça, e Roberto Motta, analista político e ex-secretário de Estado do Rio de Janeiro! A condução do debate foi feita pela jornalista Camila Abdo.

A Constituição foi rasgada? Vivemos uma ditadura da toga? Marcelo Rocha Monteiro analisou o cenário nacional, marcado pelo ativismo judicial.

“O ministro Alexandre de Moraes, do STF, chegou a deferir o próprio requerimento! Quem postula uma busca e apreensão, ou uma investigação, é o Ministério Público ou eventualmente a polícia e quem decide é o juiz. Juiz não pode postular porque ele tem poder de decisão, então tudo que ele pretender, ele vai conseguir. Então nós chegamos a este grau de insanidade”, apontou o procurador.

Roberto Motta criticou esse verdadeiro ‘manicômio jurídico’ atual.

“Esta é uma situação muito preocupante, pois a separação dos poderes é um dos fundamentos da República, cada poder tem as suas limitações, cada poder tem a sua missão, e a gente sabe que esse é um equilíbrio instável, que na história dos países estes limites são testados, mas sempre dentro de bom senso, de razoabilidade.

E a pergunta que fica é: se estabelecemos o manicômio judiciário, o que impede de se estabelecer o manicômio legislativo? Ou o manicômio executivo? O executivo a gente sabe que é pouco provável, pois o presidente tem caracterizado seu comportamento por um alto controle que os outros poderes não têm demonstrado”, ressaltou.

Confira: