Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O LIVRO DE RAMALHO LEITE

ramaNesta sexta-feira, 16, o jornalista e escritor Ramalho Leite lança mais um livro de sua lavra. Trata-se de GENTE DO PASSADO, FATOS DO PRESENTE, uma coletânea de artigos selecionados e enfeixados em edição de Juca Pontes, impressa em A União Editora. Neste livro, que se soma à estante com os anteriores “Dá Licença Um aparte”, “Nos Espelhos do Palácio” e “Em  Prosa e no Verso, entre outros trabalhos, Ramalho Leite exercita sua vocação de historiador e resgata figuras do passado, a exemplo do Barão de Araruna, primeiro chefe da mesa de rendas da sua Bananeiras, cujo nome foi aproveitado em ficção no romance Sinhá Moça e em novela homônima na televisão.

Na apresentação do seu oitavo livro, Ramalho Leite diz que “quem já me conhece sabe que costumo colocar em fatos sérios uma pitada de humor, dourar com ironia atitudes muitas vezes equivocadas e criticar com acidez atos que incomodam a perspicácia deste ativista político que exerceu mandatos, ajudou outros a conquistá-los e, por isso mesmo, acumulou experiência que o transformou em um gestor público requisitado por vários governos”.

O convite de Ramalho é bastante original e leva a assinatura do Barão de Araruna, Barão do Abiahy, Barão de Mamanguape, integrantes da nobreza paraibana, além de patenteados da Guarda Nacional, os antigos coronéis que vieram do Império e conseguiram sobreviver e manter sua influencia por uma bom período republicano, a exemplo do comendador Felinto Florentino da Rocha, que na feira de Moreno/Solânea, proclamou: aqui eu quero, posso e mando!

O livro é prefaciado pelo professor José Loureiro Lopes, membro do Conselho Nacional de Educação e da Academia Paraibana de Letras e pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Arnóbio Alves Viana. No evento de lançamento, que será presidido pelo acadêmico Damião Ramos Cavalcanti, a apresentação do livro ficará a cargo do conselheiro Arnóbio Viana.

A solenidade será as 19horas, no auditório da Fundação Casa de José Américo, em Tambaú.

(AAPL)