Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O INSISTENTE PROJETO DO PARQUE DA PEDRA ITACOATIARA DE INGÁ (por vavadaluz)

Quando o editor, que também é Secretario de Turismo do Município por quase uma década, assumiu a pasta do turismo, tomou conhecimento de que existia um projeto desde 2007 para a criação de um PARQUE no monumento arqueológico das Itacoatiaras de Ingá, e que já tinha vindo dinheiro para desapropriações , que alguns  fazendeiros já tinham recebido do estado . mas que por falta de vontade politica tudo tinha parado.

Foi então que começamos uma verdadeira peregrinação em busca de acordar esse projeto adormecido. Foram muitas idas e vindas aos órgãos públicos estaduais e quando localizamos todo o processo já havia caducado.

Nesse interim, pela mão de Deus e provocado pelo Ministério Publico Estadual (Dra Claudia) entra na jogada o Dr. Bruno Barros Assunção, Procurador da Justiça Federal que de imediato e após uma visita ao local convoca uma reunião e forma um grupo de representantes de órgãos interessados e  ligados ao turismo e  cultura do Município e do estado.

Na última reunião, antes da Pandemia, o Dr Bruno distribuiu tarefas com todos os participantes tais como : A Prefeitura de Ingá ficou com incumbência de mandar elaborar um projeto e envia-lo á Secretaria de Turismo do Estado que por sua vez repassará a SUPLAN para análise. o que já foi feito por parte da PMI.

A PGE Procuradoria Geral do Estado, que é a principal responsável por essa demora e que inclusive continua lenta, caberia a desocupação do imóvel já que foram pagos, e até agora a PGE não tomou conhecimento, o que tem causado transtornos, prejuízos ao erário e retardamento da formação do Parque. e por consequência o desenvolvimento da cidade.

A SUDEMA coube um INVENTARIO FLORESTAL do local para se ter uma ideia do que será mais adequado na sua formação e para isso desde ontem Maria Cristina e uma equipe da SUDEMA trabalham para ser mais um órgão que cumpre a missão que lhes foi designada.

Quanto aos demais. esperamos de sua Excelência DR Bruno ,uma audiência  presencial para que entreguem suas demandas.