Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O ENCONTRO DE AGENTES, AGRICULTORES E PREFEITOS COM “ANA”

A Superintendência de Regulação de Agência Nacional de Águas – ANA e a Agência Executiva de Gestão das Águas – AESA, promoveram uma reunião com agentes políticos e agricultores no dia 13/06/2019 na APA e Verde, bem próximo à descarga de Águas do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), para alocação de água do Sistema Hídrico Epitácio Pessoa e trechos Portal PISF – Monteiro até o reservatório Acauã (Itatuba).

Estavam presentes os Prefeitos de Itabaiana, Dr Lucio Flavio. de Itatuba, Aron René,  o Vice-prefeito de Ingá, e O Secretario de Turismo e Blogueiro Vavá da Luz, todos estes representando o Vale do Paraíba.  Na ocasião o Vice-prefeito Robério Burity solicitou a liberação de 20.000.000 milhões de metros cúbicos de água, tendo em vista que hoje se encontra com 25% de sua capacidade, justificando que quando o açude de Boqueirão se encontrava com 12% de sua capacidade foram liberado 4.500.000 milhões de metros cúbicos.

O representante de dona “ANA” argumentou que esteve recentemente em Acauã e constatou existir agua o suficiente naquela barragem para o abastecimento normal de sua adutora por muito tempo, o que em outras palavras quis dizer, o que este blogueiro diz de ha muito, que o problema reside na capitação que se encontra quilômetros da barragem, no rabo do açude, e nós que tome no rabo.

O probleminha foi que presentes la estavam mais de 60 agricultores, irrigadores, querendo fechar as portas d’agua e CARRAPATO  gritando para abrir e ainda por cima disse que estava acompanhado de dois Prefeitos mencionando os nomes e suas respectivas cidades e um Blogueiro para denunciar, protestar e meter o pau.

A bem da verdade é que não sabendo a reação dos demais, o Prefeito Aron lembrou-se um CERTO compromisso e saiu sendo imitado pelos outros representantes do Vale do Paraiba

Ficou decidido que será liberada a mesma quantidade do ano passado, tempo suficiente para CAGEPA tomar as providências cabíveis para relocar os flutuantes para próximo a Barragem e mantenha o abastecimento das cidades de Aroeiras, Itatuba, Ingá e Juarez Távora, alegando que o açude tem 14 milhões de metros cúbicos de água.

Quanto a transposição das águas do Rio São Francisco, os Governadores deverão assinar o termo de compromisso para subsidiar o pagamento da energia que alimenta as bombas para transportar as águas, o que não é muito barato.