Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

“O Brasil não foi à guerra, mas a guerra chegou ao Brasil”, diz o Comandante do Exército em Ordem do Dia sobre a vitória em Monte Castelo

ordem do dia, publicada de forma antecipada pelo Comandante do Exército, General Tomás Miné, datada de 21 de fevereiro, próxima terça-feira, relembra a façanha dos pracinhas, heróis brasileiros que em um solo completamente desconhecido, foram preponderantes para a derrota dos alemães na Itália.

TOMADA DE MONTE CASTELO – 78 ANOS

O Brasil não foi à guerra, mas a guerra chegou ao Brasil quando nossa soberania foi ultrajada e nossa neutralidade foi desrespeitada. Após o afundamento covarde de navios mercantes nacionais em pacífica navegação oceânica, não restou outra alternativa senão a declaração de guerra às potências do Eixo.

Relembramos hoje os 78 anos da tomada de Monte Castelo.

Não podemos esquecer que o Exército Brasileiro teve um papel fundamental na história do conflito. Fomos o único país da América do Sul a cruzar o Oceano Atlântico e o mar Mediterrâneo, com uma força de mais de 25.000 homens, para levar a democracia, a liberdade e a esperança ao povo italiano, combatendo o totalitarismo que ameaçava não somente a Europa, mas todo o mundo.

A Força Expedicionária Brasileira (FEB) enfrentou o hostil inverno italiano, as escarpas íngremes das montanhas dos Apeninos, as chuvas e os atoleiros dos caminhos tortuosos que levavam a Monte Castelo.

A missão dos brasileiros era desalojar os alemães que ocupavam fortificada posição defensiva e liberar a Rodovia 64, também chamada pelos italianos de via Porrettana, que levava à cidade de Bolonha. Essa operação daria início à liberação do solo italiano, ocupado pelas forças nazistas. Era imperativa para o moral dos bravos expedicionários a conquista daquela elevação. Fomos por quatro vezes repelidos, mas, com coragem e firmeza, nossos pracinhas encararam a crua realidade da guerra e, mesmo durante o rigoroso inverno europeu, intensificaram as ações de patrulha e infiltrações, além dos tiros de inquietação de morteiro e de artilharia.

Vencemos. O preço da vitória, para além da glória e do heroísmo, foi o tombamento de muitos de nossos soldados no solo italiano. Esses bravos repousam, em solene e eterna homenagem, no Mausoléu dos Heróis da Pátria, localizado no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro. O Monumento veio a cumprir o desejo do Marechal Mascarenhas de Moraes, Comandante da FEB, que, em afirmação de sua liderança e de seu respeito àqueles bravos homens, declarou: “eu os levei para o sacrifício; cabia-me trazê- los de volta”.

A batalha de 21 de fevereiro de 1945 é um marco inesquecível para o Exército Brasileiro. Foi uma difícil vitória, mas essa conquista impulsionou a FEB para outros sucessos, culminando com a rendição incondicional da 148ª Divisão de Infantaria Alemã em Fornovo di Taro, dois meses após esse grande feito. Nesse contexto, podemos dizer que a tomada de Monte Castelo foi fundamental para as tropas aliadas e para o destino da guerra na Península Itálica. A vitória das armas brasileiras, ao lado da 10ª Divisão de Montanha norte-americana, abriu caminho para o rompimento da temida Linha Gótica, contribuindo para o êxito do IV Corpo de Exército Aliado em sua ofensiva dirigida à libertação de Bolonha.

A FEB deixou registrado nos anais da História um dos feitos mais gloriosos da nossa Força Terrestre, escrito com demonstrações de bravura, abnegação, perseverança e fé no cumprimento da missão. A tomada de Monte Castelo tornou o combatente brasileiro reconhecido e respeitado.

Cultuar e reverenciar aqueles que escreveram esta página de honra e glória com seu próprio sangue é um dever de todos nós. Aos nossos valorosos pracinhas, nosso reconhecimento e eterna gratidão! Que eles sirvam de exemplo aos Soldados de Caxias, empenhados no cumprimento da missão constitucional do Exército, em defesa da Pátria e da democracia!

Brasília-DF, 21 de fevereiro de 2023.

General de Exército TOMÁS MIGUEL MINÉ RIBEIRO PAIVA