Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O Adeus a radialista Ana Paula, uma das mulheres pioneiras no rádio paraibano e dona de belíssima voz

O Adeus a radialista Ana Paula, uma das mulheres pioneiras no rádio paraibano e dona de belíssima voz

 

Hoje, 14 de setembro de 2023, partiu para a dimensão espiritual da vida a radialista Ana Paula, uma mulher pioneira na radiofonia paraibana e uma das vozes mais belas do rádio brasileiro. Seu velório acontece na Funerária São João Batista e o sepultamento será às 17h no Cemitério Santa Catarina.

Aqui, um trecho do depoimento da grande radialista Ana Paula em entrevista que nos concedeu no início dos anos 1990 para livro sobre a Rádio Tabajara:

“Fui contratada por Cíades para fazer programa de auditório. Trabalhei com Polari Filho, com Paschoal Carrilho e Jacy Cavalcanti. Depois fui convidada para fazer teste para locutora de cabine. Então apresentei programas com meu querido amigo Geraldo Cavalcante. Em seguida passei a apresentar com Ivan de Brito, noticiário produzido por Adalberto Barreto. Apresentei programa sobre cinema, produzido por Ipojuca Pontes, com muita audiência na época. Também trabalhei com Carlos Antonio. Um certo dia acharam que eu era ideal para apresentar programa à noite. Então passei a maior parte de minha vida nos microfones da Tabajara durante a noite e madrugada. Naquela época a discriminação com as mulheres que trabalhavam no rádio era muito grande. Até lembro que minhas colegas do Colégio Nossa Senhora das Neves deixaram de falar comigo. Eu falava no rádio e era falada. Tempos depois as minhas amigas voltaram a falar comigo, a frequentar minha casa, mas o preconceito ainda era grande”.

Uma frase reveladora de Ana Paula: “A Rádio Tabajara foi uma escola na minha vida. Foi através do microfone da Tabajara que, com muita dignidade, constituí minha família”.

Quando eu ingressei na Rádio Tabajara AM em 2 de janeiro de 1989, Ana Paula era uma das estrelas da emissora de uma constelação formada por Carlos Antonio, Ivan Bezerra, Ernani Norat, Spencer Hardman, Airton José, Geraldo Cavalcanti, Jonildo Cavalcante, Assis Mangueira, Jadir Camargo, Luizinho do Pagode, Eudes Moacir Toscano, Ivan Thomaz, Sérgio de Andrade e outros talentos do microfone da antiga PRI-4.

Ana Paula também fez viagens comigo pela Paraíba na cobertura de agendas dos  governadores. Ela era uma apaixonada pelo rádio desde a adolescência e ainda jovem ingressou na Rádio Tabajara. Sua trajetória Ana Paula relata em entrevista que nos concedeu no início dos anos 1990 para o livro Tabajara 65 anos – A Rádio da Paraíba, minha primeira obra sobre a emissora do governo. Ana Paula está na capa do segundo livro Rádio Tabajara – Patrimônio Cultural da Paraíba.

Transmito a sua filha Roberta Emília, ao seu genro Carlos Magno, colegas na então Escola Técnica Federal da Paraíba no início dos anos 1980, meu profundo pesar. Deus acolheu minha amiga Ana Paula em um lugar de luz. A todos os familiares meus sentimentos.

Por: Josélio Carneiro de Araújo