Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

O açúcar demerara é mais saudável do que o açúcar refinado? Veja a diferença.

O açúcar demerara é mais saudável do que o açúcar refinado? Veja a diferença.

Você conhece o açúcar Demerara? É um açúcar dos grãos maiores, crocantes e marrons, originário da Guiana, América do Sul – Demerara é o nome de uma região do país. Muitos confundem com açúcar mascavo, dependendo da aparência, mas são alimentos diferentes.

É extraído imediatamente após o cozimento do caldo de cana-de-açúcar, sendo mais açúcar bruto. Demirara sofre purificação mais leve e sem aditivos químicos. Este é um fator que é significativamente diferente do açúcar branco, que sofre polimento intensivo. Quanto menor o polimento, mais mascavo o açúcar, pois estará mais próximo do estado bruto da cana crua. Assim, o açúcar mascavo é mais escuro, a demerara é marrom clara e o refinado é completamente branco.

Demerara aborda os valores do açúcar mascavo

Demerara é mais nutritivo do que o açúcar refinado. O processo de polimento reduz a concentração de minerais do açúcar. Por exemplo: 100 g de açúcar mascavo contém 127 mg de cálcio, 80 mg de magnésio, 8,3 mg de ferro, 25 mg de sódio e 522 mg de potássio. No açúcar refinado, essas concentrações diminuem para 4 mg, 1 mg, 0,1 mg, 12 mg e 6 mg, respectivamente. Do ponto de vista nutricional, o açúcar demerara, embora ligeiramente refinado, está mais próximo dos valores do açúcar mascavo.

Além disso, no processo de refino de açúcar, muitos componentes que faltam pelo corpo são usados na digestão do próprio açúcar. Estes micronutrientes são principalmente magnésio, manganês e zinco, que aparecem em concentrações muito baixas no açúcar refinado. Assim, a substituição do açúcar regular por demerara pode ajudar a digerir o açúcar, reduzindo os gases abdominais e os desconfortos.No entanto, é necessário levar em conta que o ideal é o consumo de pequenas quantidades de açúcar, de modo que a presença ou ausência de minerais nos alimentos não afeta muito a quantidade ingerida no final do dia.

Posso consumi-lo?

De fato, especialistas apontam que o ideal tanto para a saúde quanto para o peso é evitar o açúcar, substituindo-o por adoçantes naturais, como mel, passas ou tâmaras. Assim, substituir o açúcar refinado por demerara é apenas uma maneira de reduzir os efeitos nocivos do consumo de açúcar rico em aditivos químicos. Não se deve esquecer que ambos, no entanto, carboidratos com alto índice glicêmico.

Qualquer tipo de açúcar, seja ele mascavo, demerara ou refinado, traz riscos e contraindicações. Aqueles que estão acima do peso ou têm diabetes devem manter uma distância de qualquer tipo de açúcar.Qualquer tipo de açúcar, seja ele mascavo, demerara ou refinado, traz riscos e contraindicações. Aqueles que estão acima do peso ou têm diabetes devem manter uma distância de qualquer tipo de açúcar.

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o consumo de açúcar é de no máximo 25 gramas por dia, o equivalente a 6 colheres de chá. Assim, o açúcar demerara, como qualquer outro açúcar, deve ser consumido com moderação.

Também é importante lembrar que o excesso de açúcar pode causar dependência, incluindo sintomas de abstinência. Casos de alergia ao açúcar são comuns, que podem aparecer em relação a condições normais e refinadas. Sintomas como erupção cutânea, diarreia, cólicas e inchaço do abdômen podem ocorrer em indivíduos que são alérgicos, que devem ficar longe do açúcar. Uma boa dica é substituir o açúcar branco por demerara ou marrom em receitas de sobremesas e bolos voltados para alimentação saudável. Em combinação com farinha de trigo integral, é possível fazer um bolo mais nutritivo, por exemplo.

O açúcar demerara perde peso?Se o seu objetivo é apenas emagrecer, substituir o açúcar refinado por demerara não muda nada. O açúcar demerara contém menos sacarose e melaço do que o açúcar branco. Os minerais maiores em Demirara ajudam a equilibrar a sacarose, mas a diferença é muito pequena em relação ao açúcar refinado.

Mudanças no sabor e consistência

Comparando o sabor, é altamente recomendável trocar o açúcar branco com Demerara, especialmente em receitas de sobremesas, sobremesas e sorvetes. O açúcar demerara tem um sabor mais caramelo, devido à ausência de aditivos químicos e a um processo de polimento mais leve. O sabor é mais próximo do estado bruto do melaço de cana-de-açúcar. Além disso, o açúcar Demerara contém cristais maiores, que levam mais tempo para se dissolver, o que é interessante para a preparação de algumas receitas.

Enquanto o açúcar branco dilui facilmente, o açúcar mascavo está na outra extremidade. Açúcares que são mais crus e mais próximos da textura de barbear levam mais tempo para diluir. O açúcar demerara é um compromisso entre o branco e o mascavo. Tem uma consistência mais próxima do açúcar cristalino, com uma tonalidade mais acastanhada. Algumas pessoas podem achar inadequado usar açúcares de grãos maiores e mais duros, que exigem mais agitação para adoçar a bebida, por exemplo. É mais prático escolher um adoçante líquido, ou açúcar branco, que é dissolvido com algumas agitações. Mas lembre-se: do ponto de vista higiênico, o esforço vale a pena.