Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NUNCA CONFUNDA AGUA QUE SÓ A PESTE COM O DNOCS FAZENDO TESTE : data exata para a liberação das válvulas não está definida

 

Dnocs faz teste com intuito de liberar água de Boqueirão para Acauã

Data para abertura das válvulas ainda será determinada pela Agência Nacional das Águas (ANA).

Dnocs faz teste com intuito de liberar água de Boqueirão para Acauã (Foto: Reprodução/TV Paraíba)Dnocs faz teste com intuito de liberar água de Boqueirão para Acauã (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

Dnocs faz teste com intuito de liberar água de Boqueirão para Acauã (Foto: Reprodução/TV Paraíba)

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-PB) iniciou nesta sexta-feira (2) a fase de testes para abertura das válvulas dispersoras de água do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) para o açude Argemiro de Figueiredo (Acauã). Segundo o técnico do Dnocs, Severino de Normando, as primeiras tentavias foram bem satisfatórias.

Ainda segundo o técnico, a data exata para a liberação das válvulas não está definida. Porém, a expectativa é que isto aconteça até o fim do mês de março. Toda o processo está sendo feito através de computadores.

O açude de Boqueirão vem recebido água do Rio São Francisco e tem capacidade para 411.686.287 metros cúbicos. Em medição feita nesta sexta-feira, o reservatório demonstrou volume atual de água de 50.620.075 metros cúbicos, equivalente a 12,30% da sua capacidade. Boqueirão abastece Campina Grande e mais 17 cidades.

Já o açude de Acauã tem capacidade para 253 milhões de metros cúbicos de água e demostrou em medição feita também nesta sexta um volume total de 7.857.236 metros cúbicos, o que representa apenas 3,11% de sua capacidade. Acauã abastece 14 cidades paraibanas.