Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Nova eleição em Massaranduba: João Costa lidera com 48,6% contra 23,7% de Chicão

João Costa abre margem de quase 25 pontos de vantagem sobre Chicão

Se fossem hoje as eleições suplementares para prefeito de Massaranduba, município localizado na região de Campina Grande, o empresário João Costa (União) venceria o pleito com 48,6% dos votos contra 23,7% de Francisco Pedro, conhecido por Chicão (PSD), gestor em exercício do município. Os dados são de pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Opinião, contratada pelo Portal MaisPB e divulgada nesta segunda-feira (5) pela Rede Mais.

Conforme os números da pesquisa, 22,3% dos entrevistados se declararam indecisos, enquanto 5,4% estão entre branco, nulo ou nenhum dos concorrentes.

Os 11.400 eleitores de Massaranduba voltam às urnas no próximo dia 3 de março para escolher o novo prefeito e vice-prefeito da cidade. A eleição suplementar decorre de decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que cassou os mandatos do prefeito Paulo Francinette de Oliveira, e do vice-prefeito, Tiago Itamar Alves. Eles foram acusados de compra de votos no pleito de 2020. 

Pesquisa espontânea

João Costa também lidera na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados durante a pesquisa. Ele tem 38,3% das intenções de voto. Já o seu concorrente, Chicão, aparece com 17,4% das citações. 

Paulo Oliveira é lembrado por 0,9% e Alemão por 0,3% dos entrevistados. Indecisos são 38,8% e branco, nulo e nenhum somam 4,3% dos eleitores consultados no levantamento.

Índice de certeza do voto: João Costa tem 38,9% contra 17,4% de Chicão

O Instituto Opinião avaliou o índice de confiança no voto. Os entrevistadores perguntaram aos eleitores qual das frases melhor descreveria a opinião deles sobre os candidatos.

Nesse quesito, 38,9% garantem que votarão com certeza em João Costa, outros 26% admitem que poderiam votar, 20,9% dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Do total de entrevistados, 7,1% responderam que não conhecem o candidato suficientemente para opinar e outros 7,1% não responderam.

Para a mesma pergunta, 17,4% disseram que votarão com certeza em Chicão para prefeito de Massaranduba, 24,9% responderam que poderão votar, 30,6% asseguram que não votam nele de jeito nenhum, 22,3% consideram não conhecer o candidato suficientemente e 4,8% não sabem ou não responderam.

Gestão de Chicão é aprovada por 47,4% 

A gestão de Chicão, prefeito interino de Massaranduba, é aprovada por 47,4% dos eleitores do município. Outros 29,4% dos entrevistados reprovam a forma como a cidade está cedo administrada e 23,2% não souberam ou não quiseram responder a avaliação.

Governo João Azêvedo tem 54,3% de ótimo e bom

A maneira como o governador João Azevêdo (PSB) administra a Paraíba alcança 54,3% de ótimo e bom entre os eleitores de Massaranduba. Para 12,3%, a gestão estadual é ótima. Para 42%, o governo é bom, enquanto 26% avaliam como regular, 2,9% acham ruim e 2% classificam como péssima. Já 14,8% não souberam ou não responderam.

Avaliação de Lula 

A pesquisa do Instituto Opinião revela que 58% dos eleitores de Massaranduba aprovam o governo do presidente Lula (PT) no Brasil: 17,4% acham ótima a forma como o petista vem administrando o país, 40,6% avaliam como boa, 27,7% classificam como regular, 3,4% julgam como ruim, 5,4 % péssima e 5,5% não souberam ou não quiseram avaliar.

Dados técnicos da pesquisa

Registrada na Justiça Eleitoral sob o número PB-01363/2020, a pesquisa do Instituto Opinião, contratada pelo Portal MaisPB, foi realizada no dia 30 de janeiro e entrevistou 350 eleitores do município de Massaranduba. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95%.

As entrevistas com os moradores da zona urbana foram realizadas nos seguintes bairros: Alto da Bela Vista, Baixada, Centro e Vila Antônio Bezerra.

Na zona rural foram feitas nas seguintes localidades: Aningas, Barreto, Cachoeira de Pedra d’água, Cachoeira do Gama, Cafula, Caiana, Cajazeiras, Canta Galo, Cardoso de Baixo, Cardoso de Cima, Caridade, Chã do Marinho, Chupadouro, Distrito de Santa Terezinha, Doze, Embiras, Fazenda Liberal, Fazenda Luciano, Fazenda Maria da Luz, Gameleira, Gravatá, Jacú, Jucá Velho, Lagoa do Cumbe, Laranjeiras, Logradouro, Mulungu, Muribeca, Nicolândia, Passagem, Pau Ferro, Prata, Rabada, Salgadão, São Miguel, Torres e Zabelê.

MaisPB