Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NOTICIAS DE ITABAIANA  1º de Maio: Prefeitura de Itabaiana realiza II Corrida do Trabalhador

 1º de Maio: Prefeitura de Itabaiana realiza II Corrida do Trabalhador
Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Itabaiana, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social e a Diretoria dos Esportes, realizou a 2ª Corrida do Trabalhador.
No dia 26 maio é comemorado o aniversário da nossa amada cidade, e a corrida é o pontapé inicial para as comemorações que virão.
Cerca de 130 atletas participaram da corrida, que teve o ponto de partida em frente à Prefeitura, como também ponto de apoio com distribuição de café da manhã e água. Os atletas percorreram 5 e 10 km, nas categorias infantil e adulto, feminino e masculino. 

O Prefeito Dr. Lúcio Flávio foi quem deu a largada para os competidores. Sempre presente, apoiando e prestigiando o nosso esporte. Fez a entrega de medalhas e troféus junto com o Vice-Prefeito Claudio Neto, da Secretária Amanda Virginia, do Secretário da Casa Civil, Bruno Melo, do Vereador Josinaldo e do Diretor de Esportes, Marcos do Jucuri.
Mais um ano, a corrida do trabalhador foi bastante prestigiada por atletas de Itabaiana e de várias cidades da região, como João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Pedras de Fogo, Salgado de São Félix, Timbaúba e Ferreiros-PE.
Por Gil Costa/Jornalista PMI

 

Prefeitura de Itabaiana encerra “Abril Azul” com caminhada de conscientização sobre o autismo

Encerrando o mês “Abril Azul”, a Prefeitura de Itabaiana-PB, através das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Humano e Social, realizarou uma caminhada com pais e filhos autistas, na última sexta-feira, 28 de abril, saindo da Secretaria de Saúde com destino a Praça Epitácio Pessoa.

A Caminhada fez parte do Projeto Aceitar, Acolher e Amar, desenvolvido durante todo o mês de conscientização do autismo. Onde as secretarias de forma unificada, trabalharam com as famílias dos autistas através de palestras e do acolhimento.

Recebemos a fundadora da APA – João Pessoa, Hosana de Freitas que compartilhou com os pais sobre “Os direitos dos autista”, Rosene Arruda, especialista em pacientes especiais, que palestrou sobre “A importância do atendimento odontológico ao paciente autista e a Psiquiatra Rayssa Medeiros que abordou o tema “A importância do tratamento medicamentoso e a alta dosagem.

Destaque para o mutirão de atendimento da equipe multidisciplinar que ocorreu na Policlínica Municipal, formado por especialistas como; Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Psicóloga, Fisioterapeuta e Neuropsicopedagoga, que de forma integrada trabalharam para alcançar o objetivo da melhora progressiva da qualidade de vida dos nossos pequenos.

O projeto foi divulgados nas emissoras de rádio local, cumprindo toda uma programação que teve inicio no dia 12 de abril e encerrou dia 28.

O prefeito de Itabaiana, Dr. Lúcio Flávio, esteve ao lado do Vice-Prefeito Cláudio Neto, participando da caminhada, e ao chegar a Praça falou da importância de trabalhar com as famílias dos autistas, onde a sua gestão faz questão de dar visibilidade a causa, contribuindo para que essas crianças se tornem adultos visíveis a sociedade. “Que a inclusão seja regra, nunca exceção”!

Segundo o Ministério da Saúde, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um “distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, déficits na comunicação e na interação social e padrões de comportamentos repetitivos”.

Por Gil Costa/Jornalista PMI