Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

“Nos Trilhos da Memória”: lançado na API-PB, livro aborda a restauração e revitalização de estações ferroviárias na Paraíba

Com apoio cultural da Associação Paraibana de Imprensa (API-PB), ocorreu na noite desta sexta-feira (30) o lançamento do livro Nos Trilhos da Memória – pare, olhe, escute. Obra do jornalista, escritor e policial penal Josélio Carneiro de Araújo. A partir da terça-feira, 4 de março estará disponível na Livraria A União, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho; Livraria O Sebo Cultural, na avenida Tabajaras, centro, e na Livraria do Luiz, centro de João Pessoa.

O presidente da API, Marcos Weric, coordenou o lançamento do livro parabenizou o colega de diretoria da entidade, Josélio Carneiro, pela proposta da obra em debater a restauração e revitalização de antigas estações ferroviárias na Paraíba. Diversas estão abandonadas, em ruínas, dentre elas: Guarabira, Alagoa Grande, Soledade, Patos e Sousa.

Um grupo de ativistas em defesa da memória e do patrimônio artístico, histórico e cultural do universo ferroviário paraibano planeja requer sessão especial na Assembleia Legislativa da Paraíba para lançar oficialmente o movimento e iniciar o debate. Marcos Weric afirmou que essas pessoas podem contar com apoio seu e da API nesse sentido.

“Acredito na força dos sonhos quando pessoas verdadeiramente se engajam numa causa e provocar a conscientização da sociedade civil e de prefeitos e demais políticos é o caminho nessa viagem nos trilhos da memória”, declara Josélio Carneiro.

Dois casos simbólicos de recuperação e ocupação artístico-cultural de antigas estações de trem são destaques no livro e serão apresentados nas discussões na ALPB e em Câmaras Municipais com o propósito de conscientizar a sociedade civil e prefeitos, deputados, senadores, com a finalidade de se concretizar a recuperação e a preservação do que resta do patrimônio ferroviário em nosso estado. Os dois exemplos inclusive a nível de Brasil são a estação de Duas Estradas, no Brejo, restaurada e revitalizada por iniciativa da gestão da prefeita Joyce Renally e a estação de São João do Rio do Peixe, no Sertão, por iniciativa de um grupo de pessoas com a campanha Salve a Estação. Em seguida o prefeito abraçou a causa e contribuiu com a realização de um sonho.

O livro Nos Trilhos da Memória tem 224 páginas e 130 fotografias. Ao apresentar a obra a historiadora e professora Albanisa Assunção, destaca que “É um livro de memórias, um livro de identidades e de biografias. Da sua biografia, da biografia da sua família e da biografia dos trilhos, das estações ferroviárias. Um livro que vai fomentar discussões propícias para o momento, para a história do qual Josélio se prontificou a historiocizar”.

A prefeita de Duas Estradas, Joyce Renally, explicou como aconteceu o processo de restauração e revitalização da estação de sua cidade, uma iniciativa de sua gestão. “Ao contrário de muitas cidades, foi a prefeita quem foi convencer o povo da importância da gente estar fazendo essa revitalização do nosso patrimônio histórico. Duas Estradas não conhecia a sua história. O povo de Duas Estradas não sabia, em certos momentos, não sabia nem qual era a sua bandeira. E por isso também, além da revitalização da nossa estação colocamos a nossa bandeira flamulando a 18 metros de altura, revitalizamos o armazém do complexo ferroviário, que, desde o ano passado a gente promove várias peças teatrais, vários momentos culturais que acontecem no armazém. Hoje a estação é a biblioteca municipal e em seu entorno há parque infantil, arborização e gramado, hoje é o local mais visitado da cidade, esse trabalho foi importante para a autoestima da população. Afinal, a gente não pode olhar para o nosso futuro se não conseguirmos valorizar o nosso passado”.