Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

No Roda Viva Moro diz que não “manipulou nada” e que Gilmar Mendes deve assumir suas responsabilidades

No Roda Viva Moro diz que não “manipulou nada” e que Gilmar Mendes deve assumir suas responsabilidades

 

mororodaviva2 - No Roda Viva: Moro diz que não “manipulou nada” e que Gilmar Mendes deve assumir suas responsabilidades

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, afirmou em entrevista aos jornalistas do Roda Viva, da TV Cultura, na noite desta segunda-feira (20), que não agiu de forma manipuladora quando, em março de 2016, vazou para a imprensa áudios de uma ligação entre o ex-presidente Lula e a então presidenta Dilma Rousseff. À época, Lula seria nomeado ministro-chefe da Casa Civil, mas a nomeação foi cassada após a divulgação do grampo – que não teve autorização legal.

A fala de Moro sobre o assunto veio como resposta a uma pergunta do jornalista Leandro Colon, da Folha de S. Paulo. “As informações divulgadas pelo The Intercept e pela Folha contradizem o que você diz. Lula conversou com várias pessoas e não tratou de obstrução de Justiça. Você considera esse [o vazamento] seu maior erro?”, perguntou Colon.

Moro, então, respondeu: “De forma nenhuma. O presidente Lula ia ligar, ia falar pro Michel Temer, ‘olha, quero escapar da Justiça.’? Acha que ele ia falar isso? Uma pessoa que tava trabalhando pelo impeachment? O que foi verificado na época, me passaram a informação, é que existia uma aparente tentativa de obstrução de justiça, os áudios apontavam aquilo. O interesse era relacionado àquele processo. Se teve efeito politico, isso não é responsabilidade do juiz. Naquele momento tomei uma decisão fundamentada”.

Colon, então, rebateu: “Mas o próprio ministro Gilmar Mendes, que cassou a nomeação, disse depois que houve uma manipulação ao vazar os áudios”.


“Não houve manipulação nenhuma. Aqueles áudios revelavam que existia uma tentativa de obstrução de justiça. Nada ali foi objeto de manipulação (…) O Gilmar Mendes deve assumir suas responsabilidades”, respondeu o ministro.


Vaza Jato ‌
Antes, respondendo a uma pergunta de Vera Magalhães, Moro ainda minimizou as revelações da série Vaza Jato, que mostraram uma conduta ilegal do então juiz na condução da operação Lava Jato. “Eu acho que a Vaza Jato é um episódio menor. É um monte de bobajarada. Foi usado politicamente para tentar soltar criminosos presos e principalmente enfraquecer politicamente o ministério. Tenho consciência absolutamente tranquila do que fiz como juiz”, declarou.

 

Fonte: Fórum

Créditos: Fórum