Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Defensor Público questiona motivo da diferenciação entre poderes pela gestão de Ricardo Coutinho

leviborges

O presidente do Sindicato dos Defensores Públicos da Paraíba, Levi Borges, comemorou a derrubada do veto do Governo do Estado ao reajuste do duodécimo da Defensoria Pública. Durante entrevista na tarde de hoje, ele disse que os poderes Legislativo e Judiciário tiveram os reajustes aprovados e questionou os motivos da diferenciação com os defensores.

O veto foi derrubando pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e iria para apreciação em plenário na manhã de hoje, mas por falta de deputados suficientes não houve a votação. Levi disse não acreditar que haja manobra para mudar essa decisão: “Espero que o plenário siga a decisão da Comissão de Constituição e Justiça”.

O presidente do sindicato afirmou contar com o apoio dos deputados que em outros momentos já se posicionaram em favor da Defensoria Pública: “Os deputados agora que é final de ano estão prestando contas e tem que estar em outros lugares. Mas tenho certeza que eles vão votar com a gente porque já votaram ao nosso favor”, recordou.

Os reajustes dos poderes Judiciário e Legislativo foram aprovados e Levi destacou, inclusive, o aumento dos benefícios do Judiciário com a implantação do auxílio moradia: “Por que está diferenciação dos outros poderes?”.

O presidente disse que o repasse não é apenas para aumento dos salários, mas também para investir na melhoria de equipamentos para agilizar os processos. Ele disse que o Defensor Público, em relação aos outro poderes, recebe salários defasados: “é preciso materializar o nosso serviço, não é só a questão dos salários não”.