Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

NÃO SABIA DE UMBU SER TÃO ÚTIL : Evento discute importância do umbu na agricultura familiar do Semiárido

 

Evento discute importância do umbu na agricultura familiar do Semiárido

A cultura do umbu tem se constituído como nova alternativa de renda para famílias agricultoras do Semiárido paraibano. Para chamar a atenção da população quanto a importância da recuperação e preservação do plantio existente, a Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves, localizada no município de Sumé, em parceria com a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) e outros parceiros, realizou o IX Festival do Umbu, com uma programação diversificada que durou quatro dias.

No encerramento do evento, na sexta-feira (6), o extensionista Carlos da Silva, da Gerência Operacional Local na cidade do Congo, enfatizou a importância da cultura do umbu na região semiárida do Nordeste, ressaltou também as ações da Empaer voltadas para a agricultura familiar com ênfase na transição agroecológica e estratégia de convivência.

O evento começou nas dependências da Escola Agrotécnica com palestras e demonstração de como obter produtos processados do umbu. Teve continuidade no dia seguinte na área livre de uma escola rural no distrito Pio X, com o transplantio do umbuzeiro. Como parte da programação, nos dias seguintes houve apresentações culturais. Também foram realizadas festividades na praça pública José Américo. O evento foi encerrado com degustação de produtos do umbu, no mercado público da cidade.

O Governo do Estado, por meio da Empaer, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) desenvolveu pesquisa sobre o melhoramento do umbuzeiro e também da cajazeira, em um trabalho de parceria com a indústria de polpa de frutas Ideal. A Empaer dispõe de uma atividade de estações experimentais com viveiros para produção de mudas.

A fruticultura é de extrema importância para geração de renda, sendo o umbu importante na região de semiárido mesmo em fase das restrições hídricas e de solo, se revestindo de elevada importância econômica e social em diversas áreas.

O presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães, lembrou que na região semiárida essa atividade vem potencializando o surgimento de empreendimentos capazes de criar bases econômicas para a agricultura familiar, já permitindo o surgimento de empreendimentos capazes de criar base econômica para a agricultura familiar.

 Secom Pb