Governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) – Foto: Francisco França.

O governador da ParaíbaJoão Azevêdo (PSB), intensificou sua agenda administrativa nesta semana, enquanto analistas políticos comentam a ausência de movimentações em sua pré-campanha ao Senado Federal. Na quinta-feira (19), ele realizou uma série de entregas de obras e nesta sexta-feira (20) lançou oficialmente o Paraíba World Beach Games (PWBG) 2026, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa.

“O impacto não é só aquilo que o jogo traz: a disputa, a alegria, a participação da população, mas traz um legado extremamente importante na economia”, afirmou Azevêdo, destacando que o evento gerará cerca de 2 mil empregos, 30 mil diárias em hotéis e a presença de mais de 10 mil atletas e comissões técnicas, movimentando a cadeia do turismo local.

O PWBG 2026, que acontecerá entre 25 de fevereiro e 2 de abril, será realizado nas praias de Cabo Branco e Tambaú e contará com modalidades como vôlei de praia, futevôlei, handebol, beach soccer, vela, aquarace, frescobol e futebol americano. O evento terá 35 dias de duração, com expectativa de injeção de mais de R$ 40 milhões na economia estadual, segundo o secretário de Esporte e LazerLindolfo Pires.

“Este ano teremos novidades, como o Circuito Brasileiro de Vela, inédito na Paraíba, e o Beach Soccer com participação de países estrangeiros. No ano passado, 125 mil pessoas estiveram na Arena e este ano esperamos ainda mais público”, acrescentou o secretário.

O presidente da Federação Paraibana de Voleibol, Carlos Fernandes (Cascatinha), destacou que o evento reforça João Pessoa como “vitrine mundial” e incentiva a prática esportiva entre jovens e atletas locais. A arena esportiva contará com 3.300 lugares, cinco quadras multiuso e infraestrutura completa para inclusão e diversidade esportiva.

Última agenda internacional no Governo

Na quinta-feira, durante reunião com todos os secretários, João Azevêdo agradeceu a dedicação da equipe e reafirmou que seguirá atuando até o último dia de mandato, quando se desincompatibilizará para a disputa eleitoral. Após 2 de abril, iniciará um percurso pelo interior do estado.

Entre os dias 23 e 28 de fevereiro, o governador viajará à Europa, com compromissos em Barcelona e Lisboa, com isso o vice-governador Lucas Ribeiro (PP), assumirá o comando do Governo do Estado por cerca de dez dias. Na Espanha, a agenda incluirá encontros para atração de investimentos e fortalecimento do Polo Tecnológico do Sertão, envolvendo projetos como o radiotelescópio BINGO, a Cidade da Astronomia e a integração com o Vale dos Dinossauros, em Sousa.

Em Portugal, Azevêdo participará da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde deve oficializar a instalação de um hotel cinco estrelas da rede Vila Galé no Centro Histórico de João Pessoa e inaugurar a Sala Paraíba, espaço de apoio a empresas locais interessadas na expansão internacional, especialmente no setor de tecnologia. A agenda inclui ainda tratativas para ampliação de voos internacionais e estratégias para impulsionar o turismo estadual.