Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MPF aponta falhas em obras da Transposição na PB

MPF aponta falhas em obras da Transposição na PB

Foto: Divulgação/ MPF-PB

Em inspeção realizada pelo Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) foram constatadas falhas nas obras da Transposição das águas do Rio São Francisco, no trecho entre Monteiro e Sertânia-PE. O laudo apontou três falhas principais nas obras.

Primeiro, foram constatadas em alguns trechos do canal, falhas no revestimento de concreto, que apresentou trincas, fissuras e rachaduras. A inspetoria detectou a tentativa de reparação dessas falhas, através de um selante flexível, mas que não tiveram resultados positivos. A rachadura mais grave tinha 1,5cm de espessura.

Outro problema detectado pelo MPF foi o assoreamento do canal. A inspetoria detectou obstrução nas caneletas de drenagem, com rochas e pedregulhos.

Por último, os canais de drenagem das obras estão comprometidos. Vários trechos estão completamente danificados, impossibilitando a passagem de água para todo o sistema. Esses canais têm como finalidade proteger a Transposição dos efeitos da chuva e erosão.

Segundo o documento, o MPF observou que as falhas foram originadas pela maneira como as obras foram concebidas e/ou executadas (devido ao tipo de material utilizado ou nos cálculos da dilatação da obra, por exemplo) e não por fenômenos naturais.

MaisPB/vavadaluz