
O empresário e jornalista paraibano Anchieta Maia faleceu aos 72 anos, nesta terça-feira (4), em João Pessoa. Maia estava internado no Hospital Hapvida, onde faleceu, e o velório ocorrerá no Morada da Paz.
O comunicador nasceu em 21 de novembro de 1952 em João Pessoa, no bairro da Torre, e tinha mais três irmãos. Filho de mãe solteira, a lavadeira Dona Lourdes, segundo ele mesmo descreveu, morava em uma casa que “tinha chão de barro batido e cobertura de palha”.
“Minha mãe me ensinou o valor de um homem trabalhador. Trabalho desde que me entendo de gente. Sou um homem são e disposto ao trabalho!” escreveu em uma de suas colunas.
Ainda criança, catou vidro e papel velho nos terrenos baldios para ajudar a família. Iniciou na área de produção cultural ao se tornar dirigente do Grêmio Estudantil do Pio X.
Criou o jornal Moçada Que Agita que depois virou também revista e site, fazendo a cobertura das atividades em escolas e faculdades (além de todo tipo de ação jovem).
Moçada Que Agita
“Moçada Que Agita” é um projeto midiático e cultural de João Pessoa, fundado em 1980 por Anchieta Maia, que começou como um jornal e se expandiu para revista, site, programas de TV e eventos.
Ele se tornou um reflexo da juventude local, cobrindo educação, cultura, política e entretenimento, e organizando projetos como o “Canta Moçada”, que levou arte às escolas nos anos 80 e 90. A história do “Moçada Que Agita” está intrinsecamente ligada à história cultural e juvenil de João Pessoa e da Paraíba.