Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Moraes libera jovem paraibano detido por participar de ato de 08 de janeiro, diz defesa


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta sexta-feira (10), a liberdade provisória do jovem paraibano Marinaldo Adriano Lima da Silva, preso por participar das manifestações que culminaram em vandalismo dos prédios dos Três Poderes em Brasília em 08 de janeiro. Ele é um dos 80 detidos que tiveram decisão favorável.

O nome de Marinaldo consta em relação disponibilizada pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), enviada ao blog Agenda Política. A informação também foi confirmada pela defesa de Marinaldo e pelo deputado federal Cabo Gilberto (PL), que acompanha a situação dos detidos.

Aos 20 anos de idade, Marinaldo foi para Brasília em um ônibus juntamente com outros paraibanos descontentes com o resultado das eleições de 2022. Ele também mantinha um blog com informações políticas.

Três dias após a prisão, a mãe do paraibano, moradora de Bayeux, concedeu uma entrevista à Rádio Arapuan FM em que, emocionada, disse que o filho a ajudava a manter o sustento da casa e nas atividades domésticas. Segundo ela, a passagem teria sido financiada por amigos do jovem.

Medidas cautelares

Com parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) para a liberdade provisória, foram aplicadas medidas cautelares aos acusados, incluindo o paraibano Marinaldo Adriano. Eles responderão em liberdade por crimes como incitação ao crime (artigos 286) e associação criminosa (artigo 288, parágrafo único, do Código Penal).

Dentre as cautelares aplicadas, proibição de ausentar-se da comarca e recolhimento domiciliar noturno, proibição de ausentar-se do país, proibição de usar redes sociais, suspensão de posse de arma de fogo e comparecimento semanal à Justiça.