Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Moraes autoriza retorno de Ibaneis ao Governo do DF

TSE diploma Lula e Alckmin
O ministro Alexandre de Moraes. Foto: Agência Brasil.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (15/03) o retorno de Ibaneis Rocha (MDB) ao comando do governo do Distrito Federal, cargo para o qual fora reeleito em outubro do ano passado.

ibaneis
O governador do DF, Ibaneis Rocha. Foto: Agência Brasil.

Ibaneis estava afastado desde 9 de janeiro, por decisão do próprio Moraes, por conta das invasões às sedes dos 3 poderes por manifestante. Os atos implicaram na vandalização dos prédios do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto, um dia antes.

Os Relatórios de Análise da Polícia Judiciária relativos ao investigado não trazem indícios de que estaria buscando obstaculizar ou prejudicar os trabalhos investigativos, ou mesmo destruindo evidências, fato também ressaltado pela defesa e pela Procuradoria-Geral da República”, argumenta Alexandre de Moraes em sua decisão. “Diante do exposto, revogo a medida cautelar imposta a Ibaneis Rocha Barros Júnior, determinando seu retorno imediato ao exercício integral das funções do cargo de Governador do Distrito Federal”, diz Moraes na decisão.

Para o ministro, o momento atual do inquérito não demanda mais a manutenção do afastamento do governador por não entender que o seu retorno à função pública traga riscos ou possa comprometer as investigações em andamento.

Moraes determinou o afastamento após os atos de vandalismo alegando a necessidade de averiguar a responsabilidade do governador em eventuais falhas da segurança pública na ocasião.