O contrário também acontece: o cheiro do homem induz a mulher a beber

Em um primeiro encontro, ficar bêbado não é um bom plano, mas muitas vezes isso acaba sendo inevitável. Os motivos que levam uma pessoa a beber são muitos: pode ser nervosismo, vontade de ficar mais solto ou simplesmente porque o cheiro da parceira induziu a isso. Sim, o aroma feminino e também o masculino pode influenciar no consumo de álcool.

Aroma do sexo oposto pode induzir tanto o homem quanto a mulher a beber mais álcool, então é bom ficar esperto
shutterstock

Aroma do sexo oposto pode induzir tanto o homem quanto a mulher a beber mais álcool, então é bom ficar esperto

De acordo com informações do portal britânico “Metro”, os pesquisadores do departamento de psicologia da Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, têm explorado o efeito que o aroma de uma pessoa pode causar na outra. A princípio, eles chegaram à conclusão de que durante a fase fértil, no ciclo menstrual, o cheiro exalado pelas mulheres pode fazer o homem consumir mais álcool.

O cheiro deles faz elas beberam mais 

Os pesquisadores resolveram continuar a pesquisa e, ao realizar um novo estudo, analisaram se as mulheres expostas ao aroma sexual masculino – o feromônio chamado de androstenona – também consumiam mais álcool. Para isso, analisaram 103 mulheres, com idades de 21 a 31 anos, que pensaram estar participando de uma pesquisa sobre perfume masculino e bebidas.

Elas sentiram as fragrâncias, sendo que em uma delas tinha a tal androstenona na composição. Na frente delas, foi deixado a disposição dois copos de cerveja sem álcool. Aquelas que sentiram o cheiro do perfume com o cheiro masculino beberam mais do que as outras mulheres.

 

Primeira conclusões foram significativas

“Nós concluímos que a detecção de aromas sexuais masculinos, mesmo que inconscientemente, pode instigar o consumo de álcool por causa da longa associação cultural entre consumo de álcool e sexo”, relatam os pesquisadores no estudo.

 

Os pesquisadores ressaltam que, quando se trata de uma situação real, os resultados não são totalmente precisos. Entretanto, eles ressaltam que nos dois estudos que realizaram ficou nítido que o aroma, tanto masculino quanto feminino, pode sim influenciar o consumo de álcool de ambos os sexos.