Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Monteiro sedia audiência regional da Secretaria Executiva de Juventude com gestores do Cariri

Monteiro sedia audiência regional da Secretaria Executiva de Juventude com gestores do Cariri

WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.43.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.43.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.44.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.46.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.50.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.50-2.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.50-3.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.51.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.52.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.52-2.jpeg
WhatsApp Image 2021-08-20 at 10.20.53.jpeg

A cidade de Monteiro sediou, nessa quinta-feira (19), na Câmara Municipal, a audiência regional dos gestores promovida pela Secretaria Executiva da Juventude do Governo do Estado. O evento faz parte da programação do Agosto das Juventudes e já ocorreu nas cidades de Pitimbu, Umbuzeiro e Cuité. Marcaram presença lideranças de movimentos de juventude, parlamentares, secretários municipais e a imprensa local.

Na ocasião, a secretária executiva de Juventude, Rafaela Camaraense, fez um breve relato de seu primeiro ano à frente da pasta, dos desafios enfrentados e da satisfação em estar na região do Cariri mais uma vez, concretizando um projeto construído com a escuta feita anteriormente. “Completamos exatamente um ano à frente da Secretaria Executiva de Juventude. Chegamos a convite do Governador num momento extremamente difícil e limitado, um grande desafio devido à pandemia. Estivemos aqui na região do Cariri em fevereiro, ouvindo os gestores locais e hoje temos a grata felicidade de trazer um projeto que construímos a muitas mãos, que é o Qualifica Juventudes, de profissionalização da nossa juventude”, relatou. 

A gestora ainda destacou a importância do projeto e dos demais programas do Governo da Paraíba voltados para a luventude. “O Qualifica Juventudes vai dar oportunidade aos jovens em cada região de nosso estado, de qualificar-se e serem absorvidos pelo mercado local ou mesmo abrir seu próprio negócio, sem a necessidade de ir para as grandes cidades. Estamos falando do desenvolvimento dos municípios. Este é um compromisso desta gestão. Além do Qualifica, estamos enfatizando o Empreender Juventudes e o programa Primeira Chance por onde andamos. Em breve, retomaremos o Selo Parceria Jovem, para gratificar as cidades que se destacarem nas políticas públicas para a Juventude”, enfatizou.

O presidente da Câmara Municipal de Monteiro, vereador Sandro Lira, agradeceu a presença da Secretaria de Juventude e destacou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o poder público municipal nas ações para os jovens. “Como presidente da Casa, eu fico muito feliz por receber este evento da Secretaria de Juventude do estado e também grato aos colegas parlamentares por estarem presentes. A parceria do Governo no auxílio aos municípios para trazer benefícios para nossos jovens é muito bem-vinda e a Câmara de Monteiro está à disposição”, disse ele.

Alice Monteiro, gestora de juventude de Taperoá e representante da Universidade Leiga do Trabalho, ressaltou as ações que o seu projeto tem desempenhado em profissionalizar os jovens do semiárido paraibano e pediu à secretária o apoio do Governo da Paraíba para continuar o projeto. Acompanhada da gestora, a jovem Maria Clara, estudante de Direito, ressaltou o projeto que está desenvolvendo de defensoria popular para auxiliar a população de sua cidade.

O jovem Leandro Levy, diretor nacional da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), parabenizou a Secretaria de Juventude por fazer a escuta com os gestores e os jovens das regiões e pediu a ajuda da secretária Rafaela Camaraense para estimular o protagonismo dos estudantes por meio do movimento estudantil, dos Grêmios e associações congêneres.

Participaram ainda do encontro os gestores de Juventude de São João do Tigre, Barra de São Miguel, Sumé, São João do Cariri, Serra Branca, Ouro Velho, Assunção, Taperoá, Zabelê e Monteiro. As próximas regiões a receberem as audiências são o Sertão e o Brejo, nas cidades de Patos e Remígio, dias 23 e 26 de agosto, respectivamente.