Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Moda para homens no home office

  • por

Moda para homens no home office

Os funcionários estão investindo mais em uma experiência de home office, seja por um dia, um final da semana ou adaptando totalmente o trabalho tradicional para dentro de casa.

No entanto, desempenhar uma atividade profissional no seu cantinho favorito não é uma desculpa para ser o homem que fica vagando pela casa com uma camiseta manchada de katchup e uma combinação de meias e chinelos.

Lembre-se, mesmo em home office você ainda está trabalhando e provavelmente representa uma empresa e os padrões que ela espera de seus funcionários.

Acompanhe algumas sugestões demoda para homens se vestirem bem durante os negócios… em casa.

A percepção da moda para homens no ambiente de trabalho

Diga o que quiser sobre os ternos, mas existem alguns dados que sugerem que vale a pena caprichar um pouco no visual, mesmo quando você está trabalhando em casa e pode desempenhar suas atividades com mais conforto.

Um estudo de 2007 com um grupo de profissionais revelou que eles se sentiam mais ‘autoritários, competentes e confiáveis’ ao se vestir formalmente. O uniforme corporativo os fazia sentir que mereciam seu salário e que provavelmente teriam sucesso! E a autopercepção é tudo, certo?

Para a psicologia existe uma relação positiva entre a escolha de roupas e a cognição. O uso de trajes de importância simbólica (um jaleco de médico, neste exemplo) melhora o desempenho cognitivo de uma pessoa em várias áreas.

Roupas formais também representam um impacto hormonal; os homens de terno e sapatos limpos demonstraram níveis mais altos de testosterona.

Claro, esses estudos não significam consenso científico. Mas eles oferecem dicas importantes de que se vestir bem pode beneficiá-lo e, como resultado, achamos que é algo que você deve manter em mente quando seu chefe finalmente ceder e permitir que você trabalhe no conforto da sua casa.

Lembre-se, você ainda está no relógio!

Trabalhar em em casa não significa que você permanece invisível. Os clientes podem ter preocupações que não podem ser resolvidas por telefone, reuniões durante o almoço ainda acontecem e você pode entrevistar candidatos se tiver responsabilidades de contratação.

Além disso, a videoconferência se tornou um componente essencial dos negócios modernos.

Mesmo que sua estação de trabalho seja um conjunto de almofadas, você estará no Skype mais cedo ou mais tarde. Seu chefe precisará fazer o check-in, e aquelas reuniões da diretoria ainda precisam acontecer de alguma forma.

Goste ou não, ninguém quer ver imagens granuladas de um profissional com roupão de banho tratando de negócios. Isso não causa uma boa impressão e você certamente não quer se parecer que deixou tudo para a última hora.

Moda para homens que trabalham em casa

Trabalhar em casa e definir seu próprio horário de trabalho é libertador. Mas trabalho ainda é trabalho e é preciso definir limites. Usar roupas profissionais durante seu ‘turno’ pode ajudá-lo a separar sua vida profissional de sua vida pessoal.

A sua rotina precisa ter uma linha clara entre quando você está no horário comercial e quando é hora de relaxar. Ninguém quer sentir que a jornada de trabalho nunca acaba, ou que sua vida profissional invade seu espaço de vida. O equilíbrio é essencial. Manter a aparência de um uniforme pode fornecer a você um identificador visual de que trabalho é trabalho e diversão é divertida.

Moda para homens básicos

A primeira proposta é ideal se você tem menos responsabilidades com o cliente e deseja um compromisso viável entre estilo e conforto. Você pode trabalhar em profissões criativas, administrar uma empresa de comércio individual ou simplesmente não precisar mais de terno e gravata.

Isso se baseia em conceitos básicos de qualidade e personalidade. Comece com uma calça de moletom sob medida, tênis formal e uma bela camiseta polo simples ou decote aberto. Leve em conta o clima da região onde você mora, talvez uma camiseta masculina tradicional de gola redonda ou em V poça funcionar melhor.

Aposte nas camisas de manga curta

Nossa próxima escolha é um passo acima da informalidade e um passo acima do esforço. Essa roupa é baseada em itens corporativos que foram um pouco modificados. Menos trabalho face a face? Jogue fora a gravata. Menos reuniões com o CEO? Troque a camisa comercial de manga comprida por uma de manga curta.

Este é o traje em que a troca de roupas não é obrigatória, caso você precise deixar sua mesa de casa ou participar de uma videoconferência.

E o melhor de tudo é que ele é convenientemente transitório para relaxar em sua mesa, para relaxar no bar no final da semana.

Troque o blazer por um cardigan confortável

Esta peça fornece uma aparência de escritório casual e substitui o blazer. É adequado para os meses mais frios, quando um terno ou blazer é um exagero, mas algum grau de formalidade é esperado.

Como você está em casa e as coisas estão um pouco mais relaxadas, você pode aplicar algumas concessões ao conforto: combine o seu cardigan com uma gravata de seda, calça jeans, camisa social e tênis.

Minha empresa exige terno, e agora?

A ideia de home office ainda gera um bocado de controvérsia e duvidas, mas alguns de nós têm o uniforme de trabalho bem específico.

Você pode se sentir um pouco formal de mais por ter que usar terno como traje de trabalho, mas penando pelo lado bom, isso traz formalidade suficiente para uma videoconferência ou reunião com o cliente sem nenhum grande sacrifício para o conforto.

Se você mora em uma região quente, vista camisas de algodão egípcio mais leves ou cambraia ou linho e opte pela gravata minimalista de seda para finalizar as coisas.

Não queremos encorajar a próxima dica, mas se você se sentir confiante em usar o seu belo blazer com shorts ao invés de calças isso pode funcionar, mas nunca levante-se durante uma reunião por vídeo chamada, se essa ideia parecer muito arriscada fique com a segurança das calças com sapatos formais ou mocassins.

Marketing 09/vavadaluz