Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MITOS DO CHÁ DO SANTO DAIME: SAIBA TUDO SOBRE

MITOS DO CHÁ DO SANTO DAIME: SAIBA TUDO SOBRE

Muito utilizado pelos povos milenares da região Amazônica, em momentos sagrados, místicos, espirituais, medicinais e premonitórios, o chá do Santo Daime expandiu-se para outras regiões brasileiras e para outras regiões do mundo.

No Brasil, há o uso legal do chá de Ayahuasca quando se trata de fins religiosos. Exemplos de religiões surgidas no século passado, mas que utilizam essa bebida como ritual sagrado são: Santo Daime, União do Vegetal e A Barquinha.

O consumo da Ayahuasca é sempre ministrado por um xamã ou por um padrinho durante os encontros, isto é, não é qualquer pessoa que pode ter acesso, de forma irrestrita, a essa bebida.

Os efeitos da ingestão desse chá são diversos, mas o que mais chama atenção é poder de ampliação da consciência da mente humana.

Logo em seguida, você verá mais informações acerca desse assunto, portanto, continue a leitura para saber um pouco mais!

O QUE É O CHÁ DO SANTO DAIME?

O chá do Santo Daime é uma bebida feita com a mistura da planta Ayahuasca e uma outra planta chamada “Psychotria”, a qual contém uma substância conhecida como dimetiltriptamina (DMT) que é capaz de ativar uma região cerebral ligada à memória e à visão.

O chá é caracterizado como um líquido denso, levemente ácido e com sabor de terra, o que o torna amargo e nada saboroso!

Aqueles que ingerem esse chá relatam a sensação de como se estivesse em uma espécie de sonho consciente e isso ocorre devido a ação farmacológica dessa bebida na atividade cerebral, causando alterações na consciência.

QUAIS OS EFEITOS DO CHÁ DO SANTO DAIME?

O chá do Santo Daime age diretamente no Sistema Nervoso Central, aumentando os níveis de hormônios como serotonina, dopamina, norepinefrina e epinefrina no cérebro. Em vista disso, há uma acelerada atividade cerebral, causada pelo alto nível de sinapses. Além disso, há ativação de regiões do cérebro adormecidas, em decorrência da ação da DMT.

O efeito mais comum, de acordo com os adeptos da Ayahuasca, não é apenas uma alucinação ou uma percepção de imagens psicodélicas, visto que essa bebida não é uma droga, isto é, o termo utilizado por eles não é efeito alucinógeno, apesar de, no ponto de vista mental, ser algo mais parecido com isso. Na verdade, o termo utilizado pelos praticantes desses rituais com o chá do Santo Daime é enteógeno, que significa que essa bebida permite a expansão da consciência a um nível espiritual e de êxtase tão grande a ponto de possibilitar uma melhor compreensão da verdade e uma autoanálise.

É fato que em cada organismo o chá de Ayahuasca responde de uma maneira. Assim, em alguns, os efeitos podem trazer sensações positivas de relaxamento, de autoconhecimento, de reflexão e de lembranças boas do passado, mas em outras pode desencadear alterações emocionais mais fortes, gerando uma espécie de paranoia, medo, ansiedade e surto psicótico. Em casos mais graves, para aqueles que possuem predisposição geneticamente, pode levar até ao desenvolvimento de esquizofrenia.

Além de sintomas mentais, efeitos físicos também poderem aparecer, tais como náuseas, vômito, diarreia, taquicardia, convulsões e hipertensão.

É válido ressaltar que apesar de gerar, muitas vezes, efeitos tranquilizantes que contribuem para o melhoramento do humor, essa sensação não advém de substâncias que causam dependência, ou seja, não existem estudos que comprovam que o Ayahuasca causa vício como as drogas que estamos acostumados a ver.

Nem todo mundo pode ingerir essa bebida! Pessoas que usam algum tipo de medicamento, como antidepressivos, ou que sofrem de outros distúrbios psíquicos não devem consumir Ayahuasca.

CONCLUSÃO

O chá de Ayahuasca só deve ser consumido com orientações, isto é, não se deve tomar sozinho e por conta própria, levando em consideração os efeitos individuais que cada pessoa pode sofrer.