Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Missão do Banco Mundial visitará Ingá para conhecer a cadeia produtiva do algodão agroecológico

Missão do Banco Mundial visitará Ingá para conhecer a cadeia produtiva do algodão agroecológico conhecer na qual a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ingá e Região esta com um projeto no Cooperar sendo analisado.

Na próxima sexta-feira, dia 02 de dezembro, os Diretores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), do grupo Banco Mundial, irão conhecer o projeto Algodão Paraíba, em Ingá. A missão é integrada por Anna Wellenstein, diretora regional para a América Latina e Caribe, e Johannes Zutt, diretor para o Brasil, além de oito especialistas sêniores do Bird.

Gerentes e técnicos do Cooperar acompanharão a Missão nas visitas de campo. A visita em Ingá será feita com o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama e pelo gerente do Projeto PB Rural Sustentável, Leonardo Bichara.

 

A missão atende a demanda dos agricultores que anseiam por financiamento para expandir o projeto que colocou Ingá no mapa da produção de algodão orgânico no país. As colheitas já atingem escala industrial tornando o algodão um produto de extrema importância socioeconômica para a região. A cultura do algodão é feita com contrato de compra garantida por indústrias têxteis e de confecção locais e de outros estados brasileiros.

 

O primeiro passo para solicitar apoio é o diagnóstico da atividade agrícola. A partir disso, um plano de negócio deve ser elaborado para avaliar a necessidade do financiamento e estabelecer o valor do crédito destinada à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Ingá e Região.

 

O objetivo dos agricultores é a instalação de uma indústria local para a produção de óleo de algodão e torta para o gado. O financiamento deve viabilizar a recuperação

do galpão industrial de 667,23 m2 e a instalação de maquinários.

 

Com a nova indústria, os agricultores pretendem expandir mercado e aumentar os ganhos e os lucros. Por isso, a ideia da fábrica foi enviada para apreciação do projeto Cooperar, que gerencia os recursos para estabelecer um contrato de empréstimo que é feito entre o BIRD e o Governo Estadual.

 

A prefeitura de Ingá é a principal incentivadora do projeto Algodão Paraíba que está sendo realizado através das cooperativas e associação de agricultores e da COVEST (explicar o que é esta Coperativa de trabalho de confecção e atividades afins de ingá.

Na ocasião, o prefeito Robério Burity vai receber os diretores do Bird e do Cooperar, além de representantes de diversas secretarias e entidades estaduais voltadas ao desenvolvimento rural e cultural que fortalecem a cadeia produtiva do algodão.

 

O prefeito afirma que o governo do Estado já vem dando todo o apoio ao projeto em Ingá. Além disso, o arranjo produtivo já conquistou parcerias com indústrias têxteis como o grupo Cataguazes, Dalila Têxtil e confecções como a paraibana Natural Cotton Color que ajudaram a comprar a descaroçadeira. As empresas também contribuem na capacitação dos agricultores compartilhando a experiência com logística e finanças. “A ideia da industrialização é expandir mercado. Se os insumos do algodão forem melhor aproveitados, como a extração de óleo orgânico a partir do caroço, os agricultores poderão atender a outros setores como, por exemplo, a indústria cosmética, podendo gerar ainda mais lucros”, conclui o prefeito.

 

Sobre o PB Rural Sustentável do projeto Cooperar

A meta do Governo do Estado com o PB Rural Sustentável é reduzir a vulnerabilidade agroclimática. Busca auxiliar os pequenos agricultores familiares para que mantenham atividade produtiva durante todo o ano, propiciando uma melhor convivência nas estações de escassez de água. Suas linhas de atuação são acesso à água, redução da vulnerabilidade agroclimática e acesso a mercado. A visita ao campo de Ingá é uma das ações do PB Rural Sustentável que são executadas pelo Projeto Cooperar com investimentos do Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial.

 

Visita Missão BIRD e Cooperar em Ingá

Município de Ingá das 10h às 14h