Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Micarande das Antigas: Exposição Audiovisual Celebra 35 Anos do Maior Carnaval Fora de Época do Brasil, a partir de 10 de dezembro no MAPP

Campina Grande se prepara para reviver uma memória que pulsa no coração de seus habitantes. Um evento que marcou gerações e se tornou parte do patrimônio cultural da cidade. Iniciativa é realizada com o apoio da Secretaria de Cultura de Campina Grande, e conta com recursos do Edital Biliu de Campina através da Política Nacional Aldir Blanc

Como numa viagem no tempo, a exposição “Micarande das Antigas” é uma mostra audiovisual que revisita a história do axé music e o impacto do Carnaval Fora de Época na cultura e economia da região. Com imagens, vídeos e depoimentos de artistas e personalidades que fizeram parte da história dos 40 anos do axé music e dos 35 anos da Micarande.

O Museu de Arte Popular da Paraíba – MAPP (Museu dos Pandeiros), será palco da exposição “Micarande das Antigas”, numa oportunidade para reviver memórias, histórias e emoções que marcaram gerações, reunindo peças históricas e oferecendo uma imersão sensorial única.

A partir das 19h desta quarta-feira, 10 de dezembro, o público terá a chance de vivenciar a trajetória dos 40 anos do Axé Music e da Micarande, através de itens icônicos, interatividade e experiências digitais, conectando passado e presente de forma inédita.

A exposição não apenas relembra os momentos marcantes do evento, mas também reforça a relevância da cultura regional e sua conexão com o axé, que transcendeu os limites da Bahia e se tornou parte do patrimônio cultural brasileiro.

Idealizado pelo jornalista Astrogildo Pereira, que tem uma longa história como produtor de eventos culturais na cidade, a proposta nasceu da vontade de celebrar os 40 anos da axé music, relembrando a importância das festividades da Micarande, que movimentou Campina Grande entre 1990 e 2008. “Este projeto é importante para a sociedade porque preserva a memória cultural de um dos maiores eventos carnavalescos fora de época do país, homenageando o movimento da música baiana e destacando o impacto social e econômico da Micarande”, comentou Astrogildo.

A proposta também vai destacar artistas que marcaram essa época, incluindo grandes nomes do axé como Chiclete com Banana e Asa de Águia, Netinho, Ricardo Chaves e Luiz Caldas, além de artistas locais como Capilé, Banda Palov, Banda Artmanha, além de carnavalescos como Raniere Barbosa, Hamilton Fechine, Biliu de Campina e Eneida Agra, ícones da Micarande.

O movimento da Axé Music nasceu na Bahia nos anos 1980, misturando samba-reggae, merengue e outras influências, e rapidamente se tornou um dos fenômenos musicais do Brasil, conquistando também o cenário internacional. Entre as peças em exibição, estão desde mortalhas, abadás, discos, além de figurinos e instrumentos utilizados por artistas que foram fundamentais para a popularização do gênero, durante as edições da Micarande.

A curadoria da exposição é assinada por Rebeca Souza, renomada artista visual e produtora cultural, apresentando um espaço de resgate histórico, proporcionando ao público uma imersão na atmosfera da época, além de destacar a importância da cultura festiva para a economia local, que gerou empregos e fomentou o comércio.

Homenagens e Celebração
A exposição também contará com momentos de homenagens a pessoas que contribuíram para o sucesso da Micarande, como o cantor Capilé, artista do bloco Balanço do Amor, e o produtor de eventos Raniere Barbosa, blocos Coyote Maluco e Uau!. Além disso, a exposição será um espaço de resgate histórico, proporcionando ao público uma imersão na atmosfera da época.

Apoio
A exposição “Micarande das Antigas” é uma iniciativa realizada com o apoio da Secretaria de Cultura de Campina Grande e conta com recursos do Edital Biliu de Campina (2024/CG-PB), através da Política Nacional Aldir Blanc (Lei 14.399/2022), além de também receber adesão cultural de parceiros como São Braz, Tintas H Mais, Talfi, STTP, Grupo Alerta, Cor & Arte, Up Store, Plural Midia e Vida Vip Eventos.

Venha Celebrar a Micarande das Antigas!

A exposição “Micarande das Antigas” é uma oportunidade para reviver a história e a cultura da cidade de Campina Grande. Não perca a chance de celebrar essa memória que pulsa no coração da nossa cidade!

SERVIÇO:
Exposição: Micarande das Antigas – 40 anos de axé
Local: Museu (dos Pandeiros) de Arte Popular da Paraiba (MAPP)
Rua Dr. Severino Cruz, SN – Açude Velho
Data: a partir de 10 de dezembro
Horários: 09 às 17h
Classificação: Livre
Entrada Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *