Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Metodologias de ensino e aprendizagem aplicada aos cursos online

Metodologias de ensino e aprendizagem aplicada aos cursos online

Nos cursos a distância, diferente do que ocorre nos cursos presenciais, a preocupação com os métodos e técnicas de ensino deve ser ainda maior, já que nesta modalidade não há o acompanhamento presencial de um professor.

Neste caso, as ações individuais de cada aluno são essenciais para o processo de aprendizagem. Listamos para você as 4 melhores metodologias de aprendizagem relacionadas aos cursos online. Entenda, também, como elas podem ser aplicadas no processo educacional direcionado à capacitação profissional.

1. Aprendizagem aberta

A aprendizagem traz um molde que não pode se encaixar na maior parte dos padrões, uma vez que trata do estudo simultâneo entre duas ou mais temáticas.

Explicamos melhor: nesta metodologia, o aluno acessa dois ou mais cursos ao mesmo tempo, de modo que os estudos correlacionem-se entre si. A flexibilidade vai muito além do mix no cronograma de estudos: na aprendizagem aberta o aluno é responsável pelo seu planejamento, estudando na velocidade em que desejar.

Para quem aposta em métodos de ensino mais tradicionais, talvez a aprendizagem aberta não seja uma opção tão recomendada, uma vez que também existem alternâncias e modificações constantes nos processos avaliativos.

A avaliação pode ser aplicada tanto através de questionários como por meio de redações que relacionem todo o conteúdo abordado ao longo dos cursos online disponibilizados.

2. Metodologia de autoaprendizagem

A metodologia de autoaprendizagem surge como sendo a mais utilizada em plataformas de cursos online com certificado, uma vez que permite que o aluno defina em qual velocidade ele pretende finalizar as aulas e conquistar a sua certificação.

O processo é caracterizado pela possibilidade de reflexão e amadurecimento das disciplinas, antes do avanço dos módulos ou capítulos.

A liberdade e a flexibilidade no aprendizado também se refletem na independência de demais profissionais, como orientadores e professores. A única exigência, visando o sucesso nesta metodologia, é que o aluno busque e tenha à disposição os melhores materiais de apoio, de preferência que sejam elaborados por equipes pedagógicas de qualidade.

Vale dizer que as melhores plataformas de cursos EAD contam com departamentos de pedagogia capacitados para selecionar os melhores materiais para aprendizagem. Materiais ricos agregam verdadeiro valor ao curso, contribuindo da melhor forma possível com a formação profissional dos alunos inscritos.

Apesar de se tratar de um método autônomo, há a existência de um processo avaliativo para certificação dos conhecimentos adquiridos durante os cursos online com certificado.

Ao finalizar todo o conteúdo proposto pelos cursos, os alunos são submetidos a testes, geralmente constituídos de questões do tipo verdadeiro ou falso; ou ainda à resolução de exercícios baseados em todo o conteúdo disponibilizado, com envio à instituição de ensino para as devidas correções.

Além dos testes para certificação, os métodos e técnicas de ensino focados na autoaprendizagem também contam com a disponibilidade de atividades sem cunho avaliativo. Sendo assim, há a possibilidade de os alunos se preparem para a aplicação do teste final.

3. Método da conversão didática guiada

Assim como em outros métodos de ensino, a conversão didática guiada também defende a autoaprendizagem, ou seja, autonomia em todos os processos. Porém, há uma diferencial importante: aqui, o aluno escolhe, dentre todos os materiais disponibilizados, em qual deseja se aprofundar e obter conhecimento.

O processo de estudos também é diferenciado e nem tão atrativo: para acompanhar o conteúdo, os materiais de todos os módulos devem ser impressos e consultados fora dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s).

Avaliando pela questão produtividade, a conversão didática guiada não é um dos caminhos mais inteligentes a serem seguidos. O aluno deve avaliar se terá recursos suficientes para arcar com a impressão de todos os conteúdos. Afinal, nem sempre temos uma impressora disponível em casa.

Além disso, há um ponto importante: o gasto desnecessário de papel, o que contribui negativamente com a preservação do meio ambiente. Será mesmo que optar por cursos online que adotam a conversão didática guiada como metodologia de aprendizagem vale a pena? Fica a dica e a reflexão para você.

4. Metodologia do ensino híbrido

ensino híbrido, ou ‘blend learning’ em inglês, une os modelos de ensino presencial e a distância. Nos pontos relacionados ao ensino a distância, estão a flexibilidade para acompanhar o conteúdo disponibilizado, uma vez que o próprio aluno define o seu horário de estudos, bem como o tempo necessário para o acompanhamento das disciplinas.

Já quanto às características do ensino presencial, são destacados os grupos de estudo em ambiente acadêmico, com o sem a companhia dos professores instrutores. Aqui é valorizado o contato com os demais alunos, bem como as relações entre aluno e professor.

Para quem busca por cursos online com certificado justamente por não possuir tempo livre disponível para frequentar uma escola regular, vale analisar bem esta opção, já que será necessário o comparecimento pessoal em datas pré-definidas.

Dicas para aproveitar ao máximo os cursos online

Após descobrir as melhores metodologias de aprendizagem, é interessante que o aluno entenda como aproveitar ao máximo as informações compartilhadas através dos cursos online. Com algumas dicas simples é possível optar pelos melhores cursos EAD e conquistar uma boa certificação. Listamos para você algumas dessas dicas. Veja só:

Escolha cursos que se adequam às finanças

Nada mais angustiante do que iniciar um curso de qualificação e, ao mesmo tempo, estar com as finanças comprometidas, não é mesmo? Fica quase impossível concentrar suas energias no que realmente interessa: os estudos.

Existem diversos sites de cursos online que disponibilizam bons conteúdos. Portanto, a dica aqui é: escolha aquele que mais se adeque as suas finanças.

Administre seu tempo

Antes de iniciar um curso online, é preciso organizar a agenda. Como você sabe, mesmo sendo na modalidade EAD, os cursos exigem um grau satisfatório de dedicação diária. Se você precisar cumprir outros compromissos ao longo do dia, como trabalho, família ou faculdade, o ideal é aprender como administrar seu tempo.

O curso online Administrando Melhor o Tempo pode lhe auxiliar neste processo: ao longo do curso o aluno aprende a planejar suas tarefas diárias, evitar o tempo ocioso, organizar a agenda e, consequentemente, elevar sua produtividade.

Escolha uma boa plataforma de cursos a distância

Com o grande interesse por cursos online e a força da tecnologia na educação, inúmeras foram as plataformas que surgiram com a promessa de oferecer cursos livres com certificado de conclusão.

Porém, é preciso ficar atento à reputação das instituições. Para que o curso ofereça a qualidade esperada, é imprescindível disponibilizar um bom ambiente virtual de aprendizagem, materiais de valor preparados por equipes capacitadas e suporte ao aluno, 24/7.

Outro ponto importante é a questão do certificado: pesquise bem e descubra se os certificados disponibilizados pela instituição são realmente válidos. Portais sérios disponibilizam duas opções, o certificado online e o impresso – atendendo às demandas de quem necessita do documento físico e, também, de quem prefere a versão virtual, inclusive devido à economia de papel e preservação do meio ambiente. Vale dizer: possuir as duas versões do documento reduz as possibilidades de fraude, evitando surpresas desagradáveis no futuro.

Dica extra: fuja dos cursos online gratuitos que prometem certificados de conclusão em 24 horas ou algo semelhante. As chances de você lidar com falsas promessas e cair em uma cilada são enormes. Para obter um certificado de qualidade é preciso realmente acompanhar todas as aulas e cumprir as cargas horárias propostas por cada curso, sejam estes de 5h ou {carga horaria maxima} horas. Fique atento.

Utilize bons recursos tecnológicos

Como os cursos livres online disponibilizam videoaulas e materiais ricos, é essencial que você possua um bom equipamento à disposição, além de uma rápida conexão com a internet. Caso contrário, o foco e a produtividade podem ser comprometidos. Invista em tecnologia na educação, otimize seus estudos e colha os frutos.

MARKETING 09/VAVADALUZ