Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mês de janeiro sem registro de homicídios em Ingá, Itatuba, Riachão e Serra Redonda (Inga cidadão)

Mês de janeiro sem registro de homicídios em Ingá, Itatuba, Riachão e Serra Redonda

Os primeiros trinta e um dias do ano de 2021 foi de relativa calmaria na segurança pública no âmbito dos municípios da Comarca de Ingá. Não houve registro de homicídio nos quatro municípios, Ingá, Riachão do Bacamarte, Itatuba e Serra Redonda, bem como assaltos, arrombamentos ou sinistros mais graves de grande repercussão, apenas os fatos triviais do dia a dia das delegacias de polícias.

A melhora na segurança pública na região tem se notado pelo empenho das polícias civil e militar que tem feito um trabalho preventivo de inteligência que resultaram em prisões e desarticulações de grupos envolvidos no tráfico de drogas e assassinatos.

No restante do Estado da Paraíba também foram registrados números positivos na segurança pública contido no anuário.

Anuário da Segurança: Paraíba registra redução de 47% nos ataques a bancos e de 23% nos roubos em 2020

A Paraíba registrou uma redução de 47% nos ataques a bancos e de 23% nos roubos no ano passado, de acordo com os dados do Anuário da Segurança Pública de 2020, divulgado segunda-feira (25) no programa semanal ‘Conversa com o governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara. Os indicadores criminais ainda apontam que o estado apresentou a segunda menor taxa de assassinato da década e a terceira menor do Nordeste.

Os dados ainda constataram uma redução de 20% nos roubos e furtos de veículos; recuperação de 3.218 veículos; e apreensões de 3.500 armas de fogo e de 4,5 toneladas de drogas. Além disso, foram realizadas 16,9 mil prisões, das quais 2.262 são consideradas de interesse estratégico.

Em 2020, as forças de Segurança efetuaram também 10.969 operações preventivas e 114 operações repressivas. Já o Corpo de Bombeiros Militar contabilizou 2.601 vidas salvas em acidentes e agressões.

O chefe do Executivo estadual destacou que a integração das ações das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros e da Administração Penitenciária tem dado respostas efetivas à sociedade paraibana. “Esses números representam o grande trabalho das pessoas que integram o nosso sistema de Segurança. As operações e o planejamento postos em prática permitiram tantos números positivos. Essa é uma lição extraordinária da união de esforços entre todos os entes que fazem a Segurança da Paraíba”, frisou.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, afirmou que os números são resultado da capacidade e da produtividade dos integrantes das forças de Segurança. “2020 foi um ano atípico, mas conseguimos dar uma resposta positiva, graças à liderança do nosso governador e ao esforço de toda equipe que tem se voltado para este trabalho e os dois anos da gestão do governador foram os que registraram os menores números de homicídios da década”, comentou.

Distribuição de vacinas na Paraíba – O secretário Jean Nunes também ressaltou o trabalho das Polícia Civil e Militar para garantir a distribuição segura das vacinas no estado. “Essa é uma ação prioritário para as forças de Segurança, com a recepção e transporte dos imunizantes. Nós temos a missão de fazer essa distribuição no menor espaço de tempo para todas as regiões e assim vem sendo feito com todo o empenho das estruturas de Segurança”, disse.