Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

 Memórias da Paraíba se desfazem com os trilhos.

 Memórias da Paraíba se desfazem com os trilhos.

Nos anos 60, a Paraíba vivia uma efervescência ferroviária. Um entroncamento (foto), na cidade de ITABAIANA, permitia que passageiros e cargas, vindos de Pernambuco, seguissem para o Ceará ou Rio Grande do Norte. O trem que partia para o primeiro Estado cruzava estações nas cidades de Ingá, Galante, Campina Grande, Pocinhos, Soledade, Juazeirinho, Assunção, Areia de Baraúna, Patos, Malta, Pombal, São Domingos, Sousa e São João do Rio do Peixe; o que decidisse ir para o Rio Grande do Norte, seguia a partir da estação Paula Cavalcanti, em Cruz do Espírito Santo.
A Paraíba possui ainda estações nas cidades de Cabedelo, João Pessoa, Santa Rita, Duas Estradas, Sapé, Mari e Guarabira. Membro da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias no Estado da Paraíba (Sintefep), Anselmo Tavares lembra como o Estado já foi rico em malha ferroviária, cenário que destoa do que é visto atualmente.
“Hoje só funciona a ferrovia da Região Metropolitana de João Pessoa. Nem Campina Grande, que é a segunda maior cidade do Estado, conservou o espaço. Apesar dela estar numa área central, tem um grande território que é desabitado, sem iluminação. Fica um buraco negro imenso entre o bairro do Centenário e o bairro da Liberdade. Você tem uma cidade grande, com um patrimônio daquele, e não se faz nada”, lamentou.
O representante dos ferroviários no Estado explica que este cenário é o mesmo em diversos outros equipamentos. “A única estação que estava operando até 2012 foi Itabaiana. Nossa ferrovia, que chegou muito antes da CBTU, foi inaugurada em 1957, e tinha dois modais: passageiro e carga. Nós tínhamos o trem que vinha de Pernambuco até o Ceará, o chamado Asa Branca. Era um trem de longo percurso, saía de Recife. Era uma máquina grande, com vagão para restaurante, modelo que vemos até hoje em cidades europeias, mas que na Paraíba e boa parte do Brasil foi colocado de lado, até que desapareceu”, disse.
Em 2017, a Sintefep estudou a viabilidade da ampliação do transporte ferroviário de pessoas. A CBTU passaria a operar de Santa Rita até Guarabira. Por falta de apoio político, o projeto não andou e hoje o transporte público ferroviário só alimenta a Grande João Pessoa. Hoje são 30 km de ferrovia, que vão de Cabedelo até Santa Rita.
Ao passo que o país seguia investindo em rodovias, seguindo um modelo de desenvolvimento norte-americano, as ferrovias foram deixadas de lado no Brasil. Na Paraíba, o abandono foi intensificado entre os anos 70 e 80, até chegar ao cenário atual, onde só a Região Metropolitana tem vivos seus trilhos.
“A FTL (Ferrovia Transnordestina Logística) encerrou o CNPJ na Paraíba. Ela não tem mais operação alguma aqui, não tem mais funcionários e não devolveu o trecho, por questões contratuais. Ela é ligada a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), que comanda as ferrovias em sete Estados, dos quais deixou de operar em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte”, explicou o representante do Sintefep.
Em 2015, o Sintefep entrou com uma ação no Ministério Público Federal (MPF) contra a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a União, a Transnordestina Logística SA (TLSA e a FTL (Ferrovia Transnordestina Logística). No documento, denunciam o abandono da malha ferroviária paraibana.
“Em 1998, a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), empresa do grupo CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), assumiu a malha ferroviária da região. Em 2008, a CFN passou a se chamar Transnordestina Logística SA (TLSA). Em 2014, houve uma cisão: a TLSA ficou com novas obras ferroviárias e nasceu a ‘moribunda’ FTL, que ficou com a malha antiga, entre elas a Paraíba. Em outubro de 2017, FTL encerrou o CNPJ no Estado, dando fim a todas atividades operacionais”, Anselmo Tavares – Sintefep
Hoje, as estações ferroviárias têm tombamento temático pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para fazer uso desses equipamentos, o órgão precisa ser provocado e, junto com os interessados, monta um projeto de requalificação da área. É o que deve acontecer na maior cidade do Sertão paraibano, Patos.
Em entrevista ao CORREIO, a presidência da Fundação Cultural de Patos (Fundap), órgão ligado à Prefeitura Municipal, disse que um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado com os responsáveis pelo Patos Shopping, em construção na cidade, após aprovação do Iphan. O empreendimento ficou responsável pela reforma e requalificação do entorno e do edifício da estação ferroviária da cidade. O espaço, depois de pronto, será administrado pela gestão do município, que criará um centro cultural.
O transporte de cargas que cortava a Região Metropolitana de João Pessoa utilizava a mesma linha hoje usada pela CBTU, entretanto as viagens eram realizadas a noite, quando não existia transporte de pessoas.
Também no Sertão, o Iphan será o responsável pela reforma e requalificação das estações de Sousa e São João do Rio do Peixe, segundo informações do superintendente do órgão na Paraíba, José Carlos de Oliveira. “Temos um recurso, do DNIT, na ordem de R$ 1,2 milhão para esse investimento. Esse recurso já entrou e saiu várias vezes das nossas contas, por falta do projeto de requalificação. Desde que assumi a superintendência estamos trabalhando para finalizar e iniciar as intervenções”, disse.
A reportagem buscou a Prefeitura de Campina Grande (PMCG) para saber se há projetos de reforma e requalificação da Estação Ferroviária da cidade, mas até o fechamento desta edição não teve pronunciamento da Secretaria de Comunicação da cidade.
Na avaliação do superintendente do Iphan, recuperar as estações de trem é retomar à memória histórica e afetiva do Estado e suas cidades. “No momento em que requalificamos a estação, criamos um ambiente propício às recordações de um tempo de crescimento daquele lugar. É um espaço para repensar a história de crescimento do futuro com base no passado, retomando o crescimento econômico, social, político e humano desses lugares. Há cidades, como Sousa, com fortes potenciais turísticos. A requalificação destes espaços irá desenvolver ainda mais essas regiões”, disse.
União Europeia aponta que 71% das emissões totais de CO2 são dos transportes rodoviários. Os transportes marítimos e aéreos são responsáveis por 14% e 13% das emissões, respectivamente, e a navegação por vias interiores produz apenas 2%. O transporte ferroviário é o menos poluente, com emissões inferiores a 1%.
jornal Correio da Paraíba