Pular para o conteúdo

MEMÓRIA: Um dia histórico para a Seap-PB, em especial para as 33 autoras de um livro documentário sobre o Sistema Penitenciário da Paraíba

O dia 21 de maio de 2024 marcou a história da Seap-PB, Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba e sobretudo a trajetória das 33 mulheres autoras do livro Mulheres que fazem acontecer no Sistema Penitenciário da Paraíba. A obra, com 312 páginas, é um documento que inspira as mulheres de outras secretarias, de outros estados a escreverem publicação semelhante.

O livro foi idealizado e editado pelo jornalista, escritor e policial penal, Josélio Carneiro de Araújo, que teve a parceria da assistente social e uma das autoras, Cizia de Assis Romeu e o diretor da Escola de Gestão Penitenciária, Mazukyevicz Silva, na organização.

Pela grande repercussão da obra em suas vidas diversas autoras encomendaram  a impressão de mais exemplares. De fato um livro marca a vida de quem é autor, autora.

Palavras são esquecidas, mas a escrita é imortalizada, fica nas páginas de um livro, nas estantes das bibliotecas, vira história, memória, documento.

Com a participação de 80 pessoas no auditório da CINEP – Companhia de Desenvolvimento da Paraíba, o lançamento teve a presença do secretário da Administração Penitenciária, João Alves, do secretário executivo João Paulo, diretores de unidades prisionais, convidados e das autoras, as estrelas do dia. 

Imagens dizem mais que palavras. Confira cenas de um dia histórico nos 95 anos da Seap e na vida das autoras, no clique do repórter fotográfico Edson Mattos.